COMERCIALIZAÇÃO
Tem como objetivo assessorar o setor comercial da Unicafes Nacional e Federações, na organização de portfólio de produtos e mapeamento de parceiros comerciais. Visa ainda desenvolver estratégias comerciais e de acesso ao mercado (institucional e privado) para atendimento dos agricultores familiares, fortalecendo o cooperativismo solidário no território nacional, conectando, empoderando e transformando para um mundo mais sustentável e inclusivo.
CALENDÁRIO AGRÍCOLA
O calendário agrícola tem como objetivo ajudar o agricultor familiar a fazer um levantamento da melhor época para plantar e definir quando a safra será disponibilizada para atendimento do mercado institucional e do mercado privado.
Acesse: Calendário Agrícola da Agricultura Familiar Brasileira
CONHEÇA EXPERIÊNCIAS DE COMERCIALIZAÇÃO PELO BRASIL
EXPERIÊNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DA REDE XIQUE XIQUE (RN)
VOCÊ SABE O QUE É CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA?
A Rede Xique Xique de Comercialização Solidária vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no que se refere à Certificação Participativa. Atualmente e com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, conta com agricultores e técnicos, divididos em seis comissões, que atendem 18 municípios na região, por meio de ações para fortalecer os quintais produtivos da agricultura, fomentando a agroecologia, o feminismo e a juventude.
A Secretaria de Comercialização da Unicafes Nacional atenta aos diversos processos relacionados à Agricultura Familiar, incentiva cooperativas e associações por meio de capacitações e troca de experiências de como proceder na obtenção da certificação. Conforme a assessora de mercado, Hetel Santos, os agricultores que querem trabalhar com produção agroecológica/orgânica, a melhor forma é se organizarem em grupo e iniciarem o processo de produção, seguindo às práticas recomendadas para esse tipo de relação com o sistema produtivo (sem uso de agrotóxicos e de aditivos químicos sintéticos e de novas relações com o ecossistema). A partir dessa organização que pratica junto os procedimentos pactuados e se reconhecem, é que podem buscar também o registro no Mapa, sendo que este cadastro é que permitirá que os alimentos reconhecidos possam ser comercializados como Orgânicos.
Importante destacar que, para vender um produto como orgânico existem três formas reconhecidas pelo Mapa: Organização de Controle Social (OCS) para comercialização direta como o Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Certificação Participativa (SPG) e Certificação por auditoria. Todos os três processos devem ser cadastrados no Ministério e seguir as práticas de produção orgânica.
Importante estudar os materiais disponíveis nos links abaixo:
COLETIVO DA SECRETARIA DE COMERCIALIZAÇÃO E NEGÓCIOS
Buscando qualificar e alinhar o processo de intercooperação e a organização do trabalho de forma institucional, a Unicafes Nacional, instituiu no mês de julho o Coletivo da Secretaria de Comercialização e Negócios como instância consultiva e deliberativa de fortalecimento e promoção das ações da Secretaria junto aos estados.