Durante a semana de 21 a 25 de novembro, após orientação do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, que integra a equipe de transição do GT do Desenvolvimento Agrário, do Governo Lula, diversas equipes de trabalho foram formadas dentro do Sistema Unicafes.
O objetivo foi que as mesmas realizassem, através do formato virtual, um diagnóstico do cenário atual, para elencar propostas voltadas ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e orientar a construção coletiva de ações que tragam melhorias ao setor e que serão analisadas pelo GT.
Levando em consideração que além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existe a possibilidade da criação de um novo Ministério que venha substituir o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os grupos trabalharam com temas agrários e agrícolas.
Dentre o que foi debatido, Ziger informa que o balanço da atividade foi positivo. Alguns dos resultados possíveis são melhorias em instituições como o Incra, Conab e Anater; reformulação de programas como o Pronaf, seguro rural, Proagro, subvenção de seguros, além de outros de crédito rural, fomento e financiamento.
Também se deu ênfase para a temática da extensão rural, assistência técnica, pesquisa e modernização no campo; uma Agencia Nacional de Assistência Técnica mais democrática; acesso a mercados; ampliação de mercados institucionais e uma melhor dinâmica de produção e distribuição de alimentos.
Ainda discutiu-se o cenário ambiental; pagamentos de serviços ambientais; regeneração de áreas degradadas; demarcação de terras, regulação fundiária; bem como sobre articulação de uma Secretaria Especial do Cooperativismo na estrutura governamental.
Na sequência, as propostas serão analisadas pelo GT do Desenvolvimento Agrário, com o intuito que sejam implementadas pelo próximo governo.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional