O Sistema Unicafes Santa Catarina realizou o ato de lançamento do Plano Clima do Cooperativismo Solidário, no dia 09de novembro, na II Feira Estadual da Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Economia Solidária, na UFSC, em Florianópolis.
O Plano busca conectar estratégias de geração de renda com proteção ambiental, utilizando mecanismos como pagamento por serviços ambientais, crédito de carbono e a produção de alimentos saudáveis por meio de práticas agroecológicas.
O Plano Clima também busca oferecer alternativas sustentáveis de geração de renda para os agricultores familiares, promovendo acesso a mercados e tecnologias limpas, bem como, propõe um modelo de cooperativismo solidário includente, que une a sustentabilidade ambiental e a justiça social.
Durante o ato, coordenado pela presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiares e Economia Solidária de Santa Catarina (Unicafes/SC), Sandra Bergamin, vários temas foram abordados.
Jéssica Ramon e Luiz Fernando Lopes da Costa, da Unicafes Paraná fizeram referência sobre a problemática climática e importância de se dar visibilidade e de valorar todo trabalho de preservação ambiental realizado pelos agricultores familiares. Otávia Mattiola e Ivanete de Souza abordaram experiências da Cooperfavi de organização produtiva agroecológica com o uso de bioinsumos e fizeram referência sobre os eixos norteadores do plano.
O Superintendente do MDA/SC, José Fritsch e o deputado estadual Marquito também falaram no ato, trazendo elementos importantes sobre a legislação ambiental e políticas para que o poder público possa avançar nessa temática e trazer diversos benefícios para quem quer produzir preservando o meio ambiente, unindo a questão econômica à ambiental.
Na sequência teve momento cultural com diversas apresentações, entre elas a do famoso Boi de Mamão do Pantanal, bairro de Florianópolis.
Fonte: Aurio Gislon, jornalista socioambiental