Integrantes da Diretoria nacional e do Conselho Administrativo da Unicafes realizaram em Brasília/DF a reunião de planejamento anual durante os dias 27, 28 e 29 de janeiro. Foi o primeiro momento ampliado de diálogo para planejar as atividades de 2015 - ano de comemoração dos 10 anos da organização - e a própria gestão, iniciada no final do primeiro semestre de 2014.


Durante os três dias de atividade, os(as) participantes apresentaram um panorama do trabalho das Unicafes estaduais, ressaltando avanços e dificuldades presentes no cotidiano local. O grupo ainda se deteve na leitura detalhada da participação da organização nos espaços públicos, nacionais e internacionais, de representação (conselhos, fóruns e grupos de trabalho) nos temas da agricultura familiar, economia solidária, segurança e soberania alimentar, entre outros. Uma nova composição de delegados e delegadas foi discutida, já adiantando o debate do posicionamento estratégico da Unicafes nos cenários políticos nacional e estaduais.

Metade do encontro foi dedicado ao planejamento estratégico da Nacional, momento que contou com a assessoria de Humberto Oliveira, ex-secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O quadro de direcionamento estratégico da Unicafes para o triênio 2014/2017 aponta para o desenvolvimento de seis eixos estratégicos, distribuídos como: "marco regulatório"; "políticas públicas"; "capacidades e identidades"; "projetos estratégicos"; "organicidade e integração do sistema"; e "organizacional e financeiro".

Mas a Diretoria e o Conselho ainda destacaram a importância de organizar o trabalho considerando quatro temáticas transversais: "território"; "gênero"; "geração"; e "cultura, cidadania e meio ambiente". Cada uma destas temáticas, passa por todos os eixos de maneira integrada, promovendo ações afirmativas não apenas no fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar - foco da representação nacional -, mas também buscando a equidade e a emancipação do ser humano.

Os encaminhamentos do planejamento estratégico ainda passam por um processo de consolidação e validação, antes de voltar para a base da Unicafes, com o desenho político definitivo. Ao final, o planejamento será tornado público através dos veículos de comunicação da organização.

Ascom/Unicafes