Foi realizada na tarde desta segunda-feira (25), a Assembleia Geral da Unicafes Nacional. Plano de atividades para o próximo período, eleição dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e prestação de contas foram apresentados e debatidos, pela primeira vez, totalmente em ambiente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na assembleia, estavam representadas as 20 Unicafes Estaduais, além de cooperativas afiliadas e parceiros. No total, cerca de 90 pessoas acompanharam as discussões.
Vanderley Ziger, atual presidente da Unicafes Nacional, foi reconduzido ao cargo por mais um ano. Devido a pandemia, a organização aprovou a prorrogação desta gestão, cujo mandato venceria no dia 3 de junho. Contudo, no próximo ano, 2021, haverá nova eleição da diretoria-executiva, bem como de conselheiros e conselheiras.
Veja quem está na direção e conselhos da Unicafes Nacional no próximo ano:
DIREÇÃO-EXECUTIVA
Vanderley Ziger, presidente – Unicafes Paraná
Aparecido Alves de Souza, secretário – Unicafes Minas Gerais
Antonino Cardozo de Carvalho, tesoureiro – Unicafes Alagoas
Jairo Arruda de Souza, diretor de Comercialização – Unicafes Mato Grosso do Sul
Antônio Moreira de Sousa Filho, secretário de Formação – Unicafes Tocantins
Fátima de Lima Torres, secretária de Mulheres – Unicafes Rio Grande do Norte
Rômulo Renan Silva Dantas, secretário de Juventude – Unicafes Alagoas
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Gervásio Plucinski - Unicafes Rio Grande do Sul
Gildene Soares Carvalho – Unicafes Tocantis
José Izidoro Rodrigues – Unicafes Espírito Santo
Ivori Aldomar Weide Fernandes – Unicafes Paraná
Ranielle Badiani Bianchi Groner – Unicafes Espírito Santo
Nilfo Wandscheer – Unicafes Mato Grosso
Regina Dantas de Carvalho – Unicafes Bahia
Sandra Nespolo Bergamin – Unicafes Santa Catarina
Sandro Souza da Silva – Unicafes Rondônia
CONSELHO FISCAL
Efetivos
Alzemira de Lima Marins – Unicafes Rio de Janeiro
Genes da Fonseca Rosa – Unicafes Santa Catarina
José de Oliveira Mesquita – Unicafes Ceará
Suplentes
Marly Eleutério de Sousa – Unicafes Amazonas
Ruiter Pinto de Araújo – Unicafes Mato Grosso
No plano de atividades previsto para a organização, a retomada de ações conjuntas entre as redes em que a Unicafes faz parte, como é o caso da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidária), está entre as prioridades estabelecidas. Além disso, a construção de uma agenda para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus também está entre as ações previstas. “Vamos trazer o cooperativismo e nossas cooperativas como alternativa concreta de superação dessa crise, como porta de entrada para a geração de trabalho, renda e retomada do crescimento por meio da produção sustentável e do desenvolvimento local”, explicou Vanderley Ziger.
Outro eixo destacado, segundo ele, está na prestação de serviços. “Para isso, é preciso fortalecer cada vez mais a agenda de formação, tanto técnica quanto diretiva, ao mesmo tempo em que se qualifica as assessorias e o uso de novas tecnologias”, observou.
Temas como o Programa de Educação do Cooperativismo (PECSOL), desenvolvido em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o Fundo Emergencial em resposta à pandemia do novo coronavírus, desenvolvido em parceria com a Conexsus e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), também foram assuntos abordados durante a assembleia.
Dentre os principais desafios, a execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), mesmo com avanços em algumas regiões, foi destacado pelas Unicafes nos estados. “Além disso, nacionalmente, também temos o desafio de expandir o Sistema Unicafes para outros setores e categorias, como é o caso do projeto Roda Bem Caminhoneiro, em que a Unicafes irá auxiliar a construção de uma rede de cooperativas para caminhoneiros autônomos”, destacou Ziger.