A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) manteve, nesta semana, uma reunião institucional com a Embaixadora Carla Carneiro, Chefe da Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), sediada em Roma. Também participou do encontro o Conselheiro Vicente Bezerra, diplomata que integra a equipe da Delegação Permanente.
A Delegação Permanente do Brasil junto à FAO é o canal oficial de representação do país junto à Organização e demais agências do sistema das Nações Unidas em Roma, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Ifad) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA). Por meio dessa missão diplomática, o Brasil atua ativamente na formulação de diretrizes globais sobre segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural, desempenhando papel de destaque nas negociações internacionais sobre temas estratégicos para a agenda do país.
Durante a reunião, a Unicafes apresentou o trabalho desenvolvido pelas cooperativas da agricultura familiar em todo o Brasil e debateu oportunidades de colaboração técnica junto à FAO, especialmente no contexto da Década da Agricultura Familiar (2019–2028), iniciativa coordenada pela FAO e o Ifad com o objetivo de fortalecer políticas públicas e iniciativas voltadas à agricultura familiar como vetor de transformação dos sistemas alimentares e de desenvolvimento territorial sustentável.
A reunião também abordou as conexões entre o trabalho das cooperativas da agricultura familiar e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, liderada pelo Brasil desde sua criação em 2023, que busca fortalecer ações concretas para erradicação da fome no mundo, com base na cooperação Sul-Sul e no fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e inclusivos.
A Unicafes destacou o potencial das cooperativas da agricultura familiar brasileiras como parceiras estratégicas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e expressou interesse em ampliar o diálogo técnico e institucional com as agências sediadas em Roma, com vistas à valorização da agricultura familiar e da economia solidária nas agendas internacionais, inclusive no âmbito da COP 30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.
A reunião representa um importante passo para fortalecer a presença institucional do cooperativismo da agricultura familiar brasileiro em fóruns multilaterais e abre caminhos para futuras parcerias com organismos internacionais no campo do desenvolvimento rural, segurança alimentar e combate às mudanças climáticas.