A equipe técnica da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi recebida nesta semana pela Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Luciana Mancini, para discutir possibilidades de cooperação institucional voltadas à promoção internacional do cooperativismo da agricultura familiar brasileira.
Durante a reunião, realizada em Brasília, a Unicafes apresentou sua estratégia de inserção internacional, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar e no protagonismo das cooperativas em iniciativas de desenvolvimento sustentável. A organização também destacou o papel das cooperativas na geração de renda, inclusão produtiva, inovação social e protagonismo dos povos do campo.
Um dos principais pontos da pauta foi a inserção da temática da agricultura familiar e do cooperativismo nos espaços estratégicos da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A Unicafes reafirmou seu compromisso com a construção de uma proposta climática liderada pelos territórios e pautada na justiça social e ambiental.
A Assessora Luciana Mancini demonstrou receptividade às propostas e destacou o papel do Memp na promoção do empreendedorismo de base comunitária e da economia inclusiva nos espaços internacionais, com ênfase na valorização das iniciativas do Brasil profundo. A reunião reforça a disposição da Unicafes em articular parcerias interinstitucionais que ampliem o reconhecimento das cooperativas da agricultura familiar como agentes da transição ecológica e econômica, tanto no Brasil quanto no cenário global.