Membros da Diretoria-Executiva da Unicafes Ceará, acompanhados da tesoureira da Unicafes Nacional, Fátima Torres, se reuniram no dia 09 de fevereiro com a direção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado.
A pauta contou com diversos assuntos, entre eles a busca pela criação e implementação do Selo Estadual da Agricultura Familiar do Ceará (SEAF Ceará) para identificação dos produtos de origem agrícola e animal comercializados pelas cooperativas cadastrados no Secafes, a exemplo dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte.
Discutiu-se sobre a criação de crédito de isenção de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação De Serviços (ICMS) para as Saídas Internas Promovidas por Produtores/as Enquadrados na Agricultura Familiar ou Agroindústria Familiar; implementação de um Projeto de Ater nas Cooperativas da Unicafes Ceará: produção, agroindustrialização e comercialização; garantia da participação das cooperativas filiadas à Unicafes Ceará na comercialização para o Programa Ceará sem Fome (cozinhas comunitárias).
Além disso, a Unicafes propõe a regulamentação da Lei Estadual Nº 17.702, que dispõe sobre a Política Estadual de Fomento ao Cooperativismo e a implementação da Lei Estadual Nº 15.910, que dispõe sobre a Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do Estado do Ceará.
No dia 10 ainda aconteceu assembleia da Unicafes Ceará com as cooperativas e o lançamento do projeto Pecsol Unicafes Sescoop.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/Com informações da Unicafes Rio Grande do Norte
Fotos: Divulgação