Agroecologia, quintais produtivos, inclusão produtiva, políticas públicas, mulheres, saberes tradicionais, ciência e cooperativismo foram temas debatidos durante o seminário de “Bioeconomia das plantas medicinais na agricultura familiar".
Realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o evento contou com a participação de representes da Unicafes Brasil, que apresentaram as estratégias de comercialização dos produtos de plantas medicinais.
Coordenado pela Frente Parlamentar da Economia Popular e Solidária, através dos deputados federais Carlos Veras, Elton Welter e Fernando Mineiro, o seminário buscou integrar conhecimentos tradicionais e científicos, promovendo a agricultura familiar como um setor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade. A inclusão de políticas públicas e cooperativismo reforça a importância de ações coletivas e governamentais para fortalecer essa cadeia produtiva.
O assessor comercial da Confederação Unicafes, Marcos Gomes, enfatiza que o seminário traz à tona discussões essenciais para o avanço de práticas sustentáveis e inclusivas no campo, além de destacar o papel das mulheres e da bioeconomia como pilares centrais para o fortalecimento da agricultura familiar. Conforme ele, a realização do evento em um espaço como a Câmara dos Deputados também reforça o impacto nas políticas públicas relacionadas ao tema.
Além da Unicafes, o seminário contou com a presença de importantes instituições, como a Contag; MDA e MDS; Fiocruz e Ministério da Saúde.