A Unicafes Brasil estará presente na Cúpula do G20 Social, que acontece de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar a participação social nos processos de debate para decisões da Cúpula dos Líderes do G20, em torno de três eixos centrais escolhidos pelo governo brasileiro: combate à fome, à pobreza e às desigualdades; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e reforma da governança global.
A Unicafes Brasil estará presente com os produtos do Empório da Agricultura Familiar, que agrega a diversidade dos alimentos de vários estados do país e também compartilhando experiências de cooperativas. Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), o G20 é um processo inédito criado pela presidência brasileira do G20, idealizado pelo presidente Lula em dezembro de 2023, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência rotativa do bloco.
Desde então, o G20 Social deu espaço à pluralidade de vozes da sociedade civil brasileira e estrangeira e propiciou, pela primeira vez, encontros entre as trilhas política e financeira da cúpula de líderes mundiais e os grupos de engajamento e lideranças de movimentos sociais.
Programação
A Cúpula do G20 Social contará com feiras organizadas ao longo do Boulevard Olímpico em três caminhos temáticos: o da Sustentabilidade, com artesanato e serviços; o do Combate à Fome, com produtos alimentícios e agroecológicos; e o da Cultura dos Povos, com literatura, publicações e divulgações sociais. Serão 150 barracas selecionadas num processo que recebeu 264 inscrições.
Além disso, contará com o Festival de Cultura “Aliança Global Contra a Fome”, no Palco Central, na Praça Mauá, todos os dias a partir das 18h. Terá ainda o espaço CRIA, um ponto central de conexões entre criadores de conteúdo, comunicadores e ativistas.
G20
Desde 1º de dezembro de 2023, o Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e colocou na pauta prioridades como a reforma da governança global, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e o combate à fome, pobreza e desigualdade. Com presidências rotativas anuais, o G20 desempenha papel importante nas grandes questões econômicas internacionais.