A Unicafes Bahia realizou nos dias 11, 12 e 13 de maio, a 3ª Oficina de Formação dos Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs) do Projeto Bahia Produtiva, executado pela Unicafes-BA. A atividade vem construindo uma inovação no atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), intercalando atividades coletivas presenciais e virtuais, com temas importantes do setor, como precificação, certificações e selos, além de normas para rotulagem e embalagem dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
No primeiro dia da oficina falou-se sobre a importância de agregar valor nos produtos e de especificidades como embalagem, marca, rotulagem, que se bem trabalhadas podem alavancar o posicionamento dos produtos da agricultura familiar no mercado. O segundo dia abordou também a temática da embalagem e rotulagem, já que alguns dos empreendimentos acompanhados estão em fase de organização para a comercialização. Por fim, o terceiro dia tratou sobre os selos e certificações dos produtos, onde discutiu-se sobre a importância de adquirir os selos e certificações para agregar valor aos produtos, bem como, para fortalecer a identidade da Agricultura Familiar.
A coordenadora pedagógica da Oficina de Formação, Kelly Santiago, ressaltou que os encontros tiveram uma participação satisfatória e que os temas trabalhados foram pensados e planejados com o intuito de contribuir no desenvolvimento do trabalho de campo dos jovens. “Buscamos contribuir para o desenvolvimento comunitário e, sobretudo, no fomento da comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, salientou.
No canal do Youtube da Unicafes Bahia são disponibilizados vídeosaulas sobre diversos temas dentro das cadeias produtivas acompanhadas pelo projeto. Confira!
https://youtube.com/channel/UCuVALgGozfBI_gBa-HxWldw
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações de Kelly Santiago
Fotos: Divulgação