A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) se reuniu nesta semana com o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Rodrigo Rollemberg, para apresentar propostas de parceria voltadas ao fortalecimento de iniciativas de descarbonização desenvolvidas por cooperativas da agricultura familiar em todo o Brasil.
Durante o encontro, a Unicafes compartilhou um panorama sobre a atuação do cooperativismo da agricultura familiar, que hoje está presente em 21 estados, representando mais de 1.500 cooperativas e cerca de 1 milhão de famílias cooperadas. A equipe também apresentou o portfolio de serviços e soluções oferecidos pelo sistema Unicafes às suas filiadas, incluindo assessoria técnica, apoio à comercialização, estratégias de inovação e promoção da sustentabilidade.
Além da pauta climática, a reunião abordou a possibilidade de articulação conjunta entre o Mdic e a Unicafes em ações da COP 30 e em outros espaços internacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, com foco na bioeconomia, energias renováveis e justiça climática nos territórios rurais.
O encontro também contou com a presença do diretor de Novas Economias do Mdic, Lucas Ramalho, que destacou o interesse do Ministério em construir parcerias com atores relevantes do campo produtivo que operam com inovação, impacto e inclusão.
Ao final da reunião, o secretário Rodrigo Rollemberg recebeu um kit com produtos de cooperativas da agricultura familiar das cinco regiões do país, representando a diversidade produtiva e a qualidade dos alimentos cultivados com base em princípios sustentáveis.