De 28 de outubro a 01 de novembro, Brasília foi palco das atividades do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol), uma ação de formação desenvolvida pela Unicafes Brasil. Dentro da programação aconteceu o lançamento do selo dos 20 anos da Unicafes, celebrado em 2025, oficinas, palestras, evento com parlamentares, degustação dos produtos da agricultura familiar, no Empório da Agricultura Familiar, e demais atividades voltadas ao cooperativismo da agricultura familiar.
Segunda-feira – 28 de outubro
A atividade iniciou com a apresentação da programação do evento. Na seguida, aconteceu um bate-papo sobre aspectos institucionais. A diretoria-executiva da Unicafes apresentou singularidades da representatividade do Sistema, ações, instâncias de participação e influência, bem como, detalhou-se sobre o crescimento da agenda comercial e dos negócios cooperativistas da Unicafes, com destaque para a expansão do Empório da Agricultura Familiar e parcerias estratégicas para o crescimento do setor.
A Secretaria de Mulheres abordou aspectos sobre a organização das mulheres no cooperativismo solidário, ressaltando a importância da mesma para a autonomia política, social e econômica das mulheres cooperadas. A Secretaria de Juventude abordou os pilares que norteiam a mesma e que visam o fortalecimento de negócios sustentáveis da juventude.
No final do primeiro dia ainda foi apresentado um resumo do Planejamento Estratégico da Unicafes 2022-2027 (PEP). Explanou-se sobre os problemas e oportunidades, visando o aprimoramento e qualificação de objetivos e ações estratégicas. Na sequência, uma roda de conversa sobre o PEP entre consultores e lideranças encerrou o dia.
Terça-feira – 29 de outubro
O Pecsol e as estratégias de negócios pautaram o segundo dia das atividades. Falou-se sobre os objetivos, metas, metodologia, resultados e aplicação de soluções do programa. Apresentou-se estratégias comerciais, abordando o mercado privado, mercado institucional e a intercooperação. Também foi abordada a temática de mercados, estratégias de intercooperação e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
À noite, para encerrar as atividades do segundo dia, no Empório da Agricultura Familiar da Unicafes, aconteceu um ato sobre Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar, com a parceria da Live Farm. Além disso, com a presença de deputados e demais membros do poder legislativo e executivo, foi lançado a agenda do cooperativismo da Unicafes 2025. Também ocorreu o lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e a formalização da parceria com a FBB - Projeto Plantas Medicinais, bem como, foi servido um delicioso coquetel e jantar, com produtos oriundos de agricultores familiares de várias regiões do Brasil.
Quarta-feira – 30 de outubro
O Pecsol e as estratégias de gestão nortearam as atividades do terceiro dia. Abordou-se a padronização estatutária, diretrizes da gestão eficiente e o método assessorias especializadas. Ainda no período da manhã dialogou-se sobre os programas e políticas de gestão e crédito do MDA.
O Documento Base do VII Congresso e as estratégias dos 20 anos da Unicafes foram as temáticas apresentadas na sequência. Falou-se sobre o eixo institucional e de representação, desenvolvimento sistêmico e parcerias e expansão. Abordou-se ainda o Eixo Identidade, com foco para as secretarias de Mulheres, Juventude e Formação e o Eixo Sustentabilidade, Agroecologia e Meio Ambiente, com destaque para sustentabilidade e práticas sustentáveis. Por fim, foi realizado trabalhos em grupos e um jantar com noite cultural.
Quinta-feira – 31 de outubro
O quarto dia foi pautado pelo Pecsol nas cooperativas, onde dialogou-se sobre o objetivo do trabalho, roteiro de visitas e produtos, estratificação das cooperativas e matriz de maturidade. Falou-se sobre o credenciamento e execução das consultorias especializadas, soluções especializadas do Pecsol 2022/23 e a apresentação do formato de seleção e consultorias já credenciadas.
Dando continuidade, abordou-se sobre o desenvolvimento de competências, níveis, certificação, parceria com Institutos de Ensino Superior, estratégias de comunicação, congresso acadêmico e organização de especialização.
Sexta-feira – 01 de novembro
O último dias das atividades se pautou no Pecsol e cronograma de ações. Ressaltou-se a sistematização de práticas, casos de sucessos, soluções e cursos, além da mensuração dos resultados, método de análise de avanços via execução, método de análise de eficácia nas cooperativas e método de análise de competências.
Além disso, dialogou-se sobre o desenvolvimento de competências junto aos participantes, aplicação de soluções de gestão e negócios nas Cooperativas, métodos e ferramentas de análise das cooperativas, construção de parceiras internas e com espaços governamentais, estratégia de negócios da Confederação e das Federações Unicafes e construção da agenda dos 20 anos da fundação do Sistema Unicafes.
Pecsol
Além de aprimorar a gestão, governança e negócios das cooperativas, por meio de soluções organizacionais, o Pecsol tem como objetivo fazer o mapeamento e análise das cooperativas; desenvolvimento de capacidades (cursos); implementação de soluções (consultorias) e a análise de impacto nas cooperativas, tendo como principal prioridade atender as demandas das cooperativas com atividades práticas, orientadas para melhor desenvolvimento organizacional da gestão e dos negócios.
As atividades acontecem com momentos presenciais nos Estados nos quais o Sistema Unicafes possui Unidades de apoio, prevendo cursos complementares através da Plataforma de Ensino a Distância (EaD).
Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Brasil
Fotos: Rafael Pereira – Ascom Unicafes Brasil