A Confederação Unicafes participou de reunião com a equipe técnica da Embrapa responsável pela organização da participação da instituição na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará.
A Embrapa coordenará a AgriZone, espaço oficial dentro da estrutura da COP 30 voltado à representação da agricultura brasileira — reunindo instituições públicas, organizações da sociedade civil, empresas, cooperativas, associações e centros de pesquisa do setor agropecuário. A AgriZone será um ponto de convergência para debates, exposições, tecnologias sustentáveis, eventos técnicos e articulações institucionais sobre os rumos da agricultura no contexto da crise climática.
Durante a reunião, Unicafes e Embrapa avançaram nas tratativas para garantir a presença qualificada das cooperativas da agricultura familiar nas atividades da AgriZone. As instituições discutiram formas de valorizar a produção cooperada sustentável, com destaque para a comercialização de produtos da agricultura familiar de todo o Brasil nas dependências do espaço, além da participação das cooperativas em atividades institucionais e eventos paralelos de visibilidade internacional.
A Unicafes reafirmou seu compromisso com a construção de uma agenda climática robusta para o setor, levando para a COP 30 propostas concretas que associam soberania alimentar, transição agroecológica, geração de renda e preservação ambiental. A participação das cooperativas na AgriZone será uma oportunidade de demonstrar, na prática, o protagonismo da agricultura familiar brasileira na construção de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes.
A parceria entre Embrapa e Unicafes busca assegurar que a COP 30 reflita a diversidade, a inovação e a potência dos territórios rurais do país, com protagonismo das organizações que promovem a agricultura com base na solidariedade, na inclusão social e na sustentabilidade.