Gestores e lideranças de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de municípios de cinco estados brasileiros participarão, durante o mês de dezembro, de fóruns de trabalho para debater inovações na agricultura familiar. São as chamadas Oficinas de Concertação, realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Embrapa.

Serão capacitados, neste mês, técnicos de Ater em Santa Catarina, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A expectativa é que cada encontro reúna em média de 30 a 50 participantes. Em todo País, a ação busca treinar 4.060 agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, para atender cerca de 420 mil famílias de agricultores.

A intenção é construir um cenário da agricultura familiar, em cada estado, levando em conta: ensino, pesquisa e extensão. O encontro pretende viabilizar o planejamento e a execução do Programa de Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar.

Cada localidade terá dois dias de oficina, em que serão disponibilizadas informações sobre as ações já realizadas nos serviços de Ater, mostrando os pontos fortes e os que ainda precisam ser melhorados. Os temas serão voltados para as chamadas públicas de Ater de leite, diversificação do tabaco e agroecologia, dentre outros.

O programa prevê a formação de agentes de Ater levando em consideração três pilares estruturantes: 1) Oficinas de Concertação, que são fóruns de trabalho com participação de gestores e lideranças de assistência técnica rural; 2) Eventos Temáticos, que consistem no compartilhamento e na organização de conhecimentos e tecnologias; e 3) Cursos de Formação, direcionados prioritariamente aos agentes para que eles se atualizem tecnologicamente e metodologicamente.


Agenda oficinas
• Santa Catarina - 8 a 10 de dezembro
• Paraná - 15 a 17 de dezembro
• Bahia - 16 a 17 de dezembro
• Mato Grosso do Sul - 16 a 18 de dezembro
• Minas Gerais - 16 a 18 de dezembro

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário