Momento histórico: Programa Quintais Produtivos é lançado e beneficiará mulheres do Sul do Brasil
19 de julho de 2024

Com o objetivo de fomentar a autonomia econômica e a articulação em rede das mulheres agricultoras familiares, camponesas e assentadas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi lançado nesta quinta-feira, 18 de julho, pela Unicafes Nacional, em parceria com suas executoras, o Programa “Tecendo redes, saberes e quintais produtivos: fortalecimento da organização produtiva das mulheres trabalhadoras rurais da Região Sul.

 

Com previsão de 12 meses de execução, o programa envolverá mulheres de 88 municípios e 26 regiões dos três estados do Sul, que conectadas pelo mesmo objetivo poderão implantar, estruturar e ampliar seus quintais produtivos em diferentes formatos e arranjos, valendo-se dos pressupostos da agroecologia, do feminismo e da sociobiodiversidade. Ao todo, serão implantados 168 quintais produtivos, sendo 56 por estado.

 

Serão beneficiadas pelo programa, mulheres produtoras de alimentos diversificados e consorciado com a criação de animais; com experiência ou que tem interesse em comercialização: feiras, cadeias curtas e políticas públicas como o PAA e o Pnae). Também serão contempladas aquelas que pretendem fortalecer suas unidades de produção, tornando-as espaços de referência como um instrumento pedagógico para promover o projeto popular de agricultura familiar, camponesa, agroecológica e feminista.

 

Além disso, ainda serão beneficiadas mulheres que trabalham nos princípios da agroecologia ou transição agroecológica, que resgatem e multipliquem as sementes crioulas, plantas medicinais, que preservam os bens naturais, água, solo e a biodiversidade, bem como, que fazem parte de cooperativas ou integram sindicatos rurais.

 

Cada mulher contemplada receberá investimentos para sua propriedade, bem como, cursos de formação e capacitação. Indiretamente pretende-se envolver 280 pessoas.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes Nacional e presidente da Unicafes Santa Catarina, Sandra Nespolo Bergamin, destacou que a conquista é fruto de muita luta e organização das mulheres, que são precursoras por buscarem incansavelmente seus direitos e igualdade social.  Conforme ela, é um momento de celebrar a conquista destas que ousaram se organizar e produzir alimentos saudáveis.

 

“É mais um espaço para referendar e reconhecer o importante trabalho das mulheres, sua produção produtiva, promotora da solidariedade, igualdade e geração de renda. Mulheres são guardiãs da semente, da saúde, das alternativas produtivas, da biodiversidade. Hoje é um dia histórico”, enfatizou.

 

Coordenadora geral de Organização Socioprodutiva de Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Mourão, destacou que o programa é resultado da luta organizada das mulheres do campo, das águas e das florestas, por políticas públicas para a produção de alimentos saudáveis e diversificados. “Este programa é uma resposta à Marcha das Margaridas, reconhecimento da luta das mulheres, tamanha sua contribuição para o desenvolvimento rural, agricultura familiar e soberania alimentar”, frisou.

 

A subsecretária de Mulheres Rurais do MDA, Viviana Mesquita, salientou que além da questão econômica, o programa envolve a transversalidade de ações que as mulheres desenvolvem no campo e que culminam também para o fortalecimento do cooperativismo.

 

Participaram do ato de lançamento dos Quintais Produtivos Região Sul, mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Movimento de Pequenos Agricultores (MPA); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); entre outras organizações.

 

Autonomia, empoderamento e mais qualidade
Do município de Alecrim, Rio Grande do Sul, Tereza Maciel Pessoa, disse que o programa veio para dar força e esperança em um momento de dor que vive o estado. “Significa um recomeço e estamos muito felizes com essa oportunidade, nos dá autonomia e empoderamento”.

 

Marlene Aparecida Ribeiro, da Unicafes SC, contou que visa manter a sustentabilidade no meio rural por meio do programa, já que o mesmo possibilita que as famílias permaneçam no campo e façam a sucessão rural.  

 

Da Unicafes Paraná, Regiane Moura enfatizou que poderá retomar a produção orgânica da família com o programa. “Poderemos agregar mais valor à nossa produção, oferecendo mais qualidade para a merenda escolar, que é onde oferecemos os nossos produtos. Gratidão por essa oportunidade”, frisou.

 

Quintais produtivos: O que são?

  • Espaços de produção efetivados em uma área de terra, geralmente nos arredores da casa, geridos pelas mulheres;
  • São diversos, devido aos biomas e a cultura na forma de fazer;
  • Produção consorciada (ervas, plantas medicinais, nativas, frutíferas, alimentos, flores, animais, sementes crioulas);
  • Se cuida e recupera fontes de água e nascentes;
  • Se preserva a natureza e se garante a sociobiodiversidade;
  • Envolve o “quintal” e o espaço doméstico.

Executantes junto à Unicafes Nacional
- Associação Paranaense de Mulheres Camponesas Organizadas pela Agroecologia e Sociobiodiversidade – (Amoras)
- Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil Ltda (Cooperbio)
- Associação de Defesa da Vida e da Natureza do Vale do Rio Uruguai (Adevinvaru)
- Cooperativa Central da Reforma Agrária de Santa Catarina (CCA-SC)
- Unicafes RS, SC e PR

 

Saiba mais
Duração do programa: 12 meses
Meta 1: Gestão, monitoramento e acompanhamento da rede
Meta 2: Estruturação, ampliação e implantação de quintais produtivos
Meta 3: Atividades presenciais e virtuais de capacitação para mulheres trabalhadoras rurais, envolvidas no processo de implantação, estruturação e ampliação de quintais produtivos.     

 

Para conferir o ato de lançamento, acesse o youtube da Unicafes Nacional

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Secretaria de Mulheres
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual