O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Itaipu Binacional assinaram nesta segunda-feira (5), em Cascavel (PR), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para apoiar a implementação de territórios sustentáveis na área de influência da usina, com foco na bioeconomia. O acordo também prevê o estímulo à produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares por agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.
O acordo se alinha à Política Nacional de Plantas Medicinais, ao Programa Bioeconomia Brasil Socio biodiversidade e ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Também está em consonância com as Políticas Públicas de fornecimento de insumos vegetais para os mercados públicos, como o SUS, o Pnae e PAA.
A assinatura foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e pelo diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni no Show Rural Coopavel.
“Esse é um momento de grande oportunidade: a Itaipu está fazendo convênio com os municípios para expandir a agricultura familiar, para aumentar a produção agroecológica, para recuperar o ambiente, a recuperação de nascentes, de áreas de proteção ambiental e de matas ciliares”, disse o ministro.
Texto e foto: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar