O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está ampliando as ações do Programa AgroResidência com a publicação de mais quatro editais, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O objetivo é selecionar propostas de projetos voltados para a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e áreas afins.
Os recursos serão utilizados no custeio de bolsas para residentes de cursos técnicos de nível médio, no valor de R$ 900; e de nível superior, no valor de R$ 1.200. A carga horária de residência será de 40 horas semanais.
Editais
O Edital 007/2021 receberá propostas de residência profissional agrícola apresentadas por instituições estaduais de ensino e terá abrangência nacional. A submissão deverá ser realizada até o dia 15 de fevereiro de 2022 pelo e-mail editalresidenciagricola007@anater.org.
Propostas de projetos voltados ao público feminino (residentes mulheres) poderão ser submetidas ao Edital 008/2021 por instituições de ensino público e Escolas Família Agrícola (EFA). As atividades deverão ser executadas no Semiárido brasileiro, dentro da área de atuação do Projeto Dom Hélder Câmara, que abrange 11 estados. As propostas devem ser enviadas até 10 de fevereiro pelo e-mail editalresidenciagricola008@anater.org.
As EFAs também poderão submeter suas propostas ao Edital 009/2021, cuja abrangência será nacional. As propostas devem ser enviadas até 15 de fevereiro de 2022 pelo e-mail editalresidenciagricola009@anater.org. Já o Edital 010/2021 receberá propostas de instituições de ensino públicas e Escolas Família Agrícola de Mato Grosso do Sul, e as propostas devem ser enviadas até o dia 15 de fevereiro de 2022 pelo e-mail editalresidenciagricola010@anater.org.
Texto e foto: Mapa