A primeira edição da Feira Coop Alagoas chegou ao fim com a marca de mais de 10 mil visitantes. De acordo com balanço da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), organizadora do evento, mais de 100 empresas fizeram negócios durante a feira. O objetivo da Feira Coop, que aconteceu na Praça Multieventos, em Maceió, foi mostrar ao público alagoano o potencial das cooperativas do estado.
“Superou todas as nossas expectativas. O público alagoano viu o quanto o cooperativismo no nosso estado é forte e tem potencial para alavancar o desenvolvimento de Alagoas. Só temos a agradecer a todas as cooperativas que acreditaram nessa ideia e aos parceiros como o Sebrae, Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió”, ressaltou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas.
O empresário Alexandre Nunes, que trabalha com a fabricação de salgados em Maceió, foi um dos visitantes que se surpreendeu com a Feira Coop. A empresa de Nunes contrata uma empresa de Aracaju, estado de Sergipe, para coletar o óleo residual de fritura dos alimentos da sua fábrica. Durante a Feira Coop ele descobriu que uma cooperativa de Marechal Deodoro faz esse serviço, o que pode baratear o seu custo de produção.
“Estávamos passeando na orla de Pajuçara quando vimos a feira. Foi uma grande surpresa poder ver que em Alagoas temos serviços tão bons prestados por cooperativas. Já trocamos contatos aqui com a Cooperóleo e vamos com certeza fazer negócios”, afirmou Nunes.
Debates e Palestras
Inovação e aperfeiçoamento das empresas cooperativas esteve no centro dos debates da Arena Coop. Em parceria com a Unicafes Nacional foram levantados temas como o fortalecimento da agenda ESG, que tem como objetivo um cooperativismo com visão para a sustentabilidade e foco na governança corporativa e o protagonismo de jovens e mulheres dentro das instituições.
“A Unicafes Alagoas está de parabéns. Conseguir reunir cooperativas de diversos ramos em um só evento é um desafio. Vimos auditório lotado com jovens, mulheres, gestores, lideranças que fazem o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia solidária. O caminho que Alagoas está trilhando com certeza vai render frutos no futuro”, avaliou Vandeley Ziger, presidente da Unicafes Nacional.
Para a vice-presidente da Unicafes Alagoas, Maria José Alves, ver as mulheres ocupando cargos de liderança dentro das cooperativas e associações mostra que elas estão cada vez mais se qualificando e ocupando seus espaços com competência. “Foi muito bonito de ver. As cooperativas que acreditaram neste evento mostraram como o setor é forte e unido. Nós mulheres, estamos ocupando cada vez mais cargos de liderança dentro das instituições e seguimos nos mobilizando para ocupar espaços que são nossos”, enfatizou.
Vários ramos representados
A diversidade da Feira Coop Alagoas mostrou que o estado tem representatividade em vários ramos, como saúde, trabalho e crédito. A presidente da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal), Edilma Fernandes, avaliou a feira como uma grande oportunidade de intercooperação. “A Unicafes Alagoas está de parabéns. Essa iniciativa possibilitou que as cooperativas conhecessem melhor os trabalhos desenvolvidos pelo setor e com certeza sairão parcerias importantíssimas daqui”, destacou.
A maior cooperativa de crédito do estado também fez negócios na Feira Coop Alagoas. De acordo com o presidente do Sicred Alagoas, Maurílio Ferraz, foram ofertadas condições especiais com o objetivo de firmar parceria com outras cooperativas.
“Temos cooperativas parceiras, que são nossos clientes há mais de 20 anos, a exemplo da Uniodonto. O cooperativismo é um dos modelos de negócio mais justos que conhecemos e ele ajuda no desenvolvimento desse país. Ver o envolvimento de jovens, mulheres e de outros ramos nesse modelo de negócios é muito gratificante” enalteceu.
A Feira Coop Alagoas contou com a parceria da Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Sebrae Alagoas e Associação dos Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel).
Texto e fotos: Assessoria Coop Alagoas