Com um sorriso no rosto, Micheli Bresolin Jacoby, 31 anos, vem escrevendo sua história na Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), no Rio Grande do Sul. Eleita presidente para a gestão 2021/2022, em Assembleia Geral Ordinária virtual, a jovem tem o desafio de encorajar cada vez mais mulheres a participarem do processo cooperativista.
Filha de agricultores familiares, Micheli sempre se interessou pelos assuntos desta cadeia produtiva, realizou cursos sobre o papel e empoderamento da mulher na agricultura familiar, até que, com 24 anos, iniciou na Coordenação de Produção da Coomafitt. Posteriormente, passou por outras funções, chegando à vice-presidência.
De lá para cá foram muitos os desafios para ampliar sua participação e mostrar o valor da mulher e do jovem, no entanto, tem valido a pena. “Foi um impacto muito grande quando cheguei na cooperativa, trabalhar com a produção era tarefa de homem e teve um certo machismo, que aos poucos diminuiu e hoje a diversificação no quadro social é amplo. Todos têm poder de decisão”, afirma.
Micheli avalia que no cooperativismo há espaços tanto para que os jovens como as mulheres sejam protagonistas. Para isso, é preciso fortalecê-lo e gerar mais oportunidades. “A presença deste público se tornou significativa, e é preciso realizar formações para inseri-los ainda mais. Eu quero ajudar neste movimento, com exemplo e coragem. Juntos, conseguiremos enfrentar as dificuldades, principalmente, neste momento de pandemia que vivemos. A união e participação de todos é o que movimenta nosso setor”, salienta.
Saiba mais
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) trabalha para incluir cada vez mais mulheres nas diversas cadeias produtivas da agricultura familiar. Desde sua fundação, luta pela igualdade das mais diversas classes sociais, gêneros e raças, sendo que em 2010, foi criada a Secretaria das Mulheres, que visa incentivar a participação desse público nos espaços de decisão de empreendimentos econômicos solidários.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Arquivo pessoal