O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou o pagamento do Garantia-Safra a agricultores familiares de 24 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe que sofreram perda na safra 2013/2014 devido a adversidades climáticas.
A liberação do recurso será feita, a partir de dezembro, e seguirá o mesmo calendário de pagamento de benefícios sociais feitos pela Caixa Econômica Federal. Mais de 30 mil agricultores familiares serão beneficiados pelo programa.
Cada beneficiário receberá o valor de R$ 170, correspondente à primeira parcela de um total de cinco. As demais parcelas serão pagas nos meses subsequentes.
O Garantia-Safra funciona como um seguro, fornecido pelo Governo Federal, ao agricultor familiar que mora em município com perdas mínimas de 50% da produção por estiagem, enchente, geada, entre outros fatores climáticos.
Como participar
O agricultor deve procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município para se inscrever. Depois, deve procurar a prefeitura para receber um boleto e fazer a adesão ao Garantia-Safra.
O pagamento do boleto deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, dentro do prazo definido para seu município. A adesão ao Programa deve ser antes do plantio.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário