O 2º Evento Regional de Integração do Programa Roda Bem Caminhoneiro (PRBC) – Região Sudeste, foi realizado nos dias 19 e 20 de Junho, no Rio de Janeiro (RJ), onde, democraticamente, dialogou-se estratégias em prol do cooperativismo de caminhoneiros autônomos e ampliou-se a intercooperação entre as Cooperativas Singulares, fortalecendo assim, o setor.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Mapa – RJ, e mais uma vez, proporcionou conhecimento e troca de experiências entre as cooperativas, trazendo no debate importantes pautas relacionadas ao PRBC, como implementação do software de gestão, situação contábil, compras coletivas e intercooperação.
Parceiros do projeto como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) marcaram presença no evento, reforçando a parceria e fomentando o desenvolvimento das ações.
Representantes do BNDES apresentaram às cooperativas políticas de crédito do banco (capital de curto e longo prazo), bem como modelos eficientes para aumentar a eficiência e a capilaridade da concessão de crédito.
O diretor de Parcerias e Fomento da Senaes, Fernando Zamban, destacou a importância da parceria para fortalecimento do setor de transportes, visando a melhoria da qualidade de vida e rentabilidade dos caminhoneiros autônomos. “Queremos continuar com a parceria para fortalecer a rede e as cooperativas, e assim minimizar qualquer disputa que possa existir”, disse.
Espaço de construção e consolidação de redes
O coordenador do PRBC, Alcidir Mazutti Zanco, ressaltou que o encontro regional é um espaço de construção importante para a consolidação das redes. A C2G LOG está vinculada diretamente ao trabalho que acontece nas regiões e a construção de atos de intercooperação territorial é fundamental para ampliar as parcerias e consolidar o sistema.
“No Sudeste as parcerias regionais são essenciais, pois oportunizam a conexão entre as diferentes regiões. Além disso, nesta região estão as grandes empresas e diversas autarquias governamentais”, afirmou.
Zanco explicou que o evento foi fundamental para o PRBC, por promover a intercooperação entre as cooperativas do território, e, para ampliar o conhecimento sobre as atividades da C2G LOG.
“Nesta atividade ainda foi possível acompanhar o ato de inauguração da Cooper30 e realizar audiências com Petrobras e BNDES. O tema da atividade foi gestão e intercooperação, uma demanda das lideranças que gerou ótimos encaminhamentos, os quais queremos repetir em outras regiões. Vivemos a fase de consolidação das iniciativas locais e a participação das lideranças foi essencial para alcançarmos o sucesso desta atividade”, destacou.
O presidente da C2G LOG, Rodney Larocca, disse que o encontro foi muito bem aproveitado, atrelado à agendas com a Petrobras, Senaes e BNDES. Tivemos diálogos sobre o dia a dia das cooperativas, construção de laços, integração entre os demais estados que também estiveram presentes. Uma sinergia que precisamos manter”, argumentou.
O presidente da Unicafes, Aparecido Alves, frisou o quanto é significativo para a instituição estar gerindo um projeto que se baseia nos princípios cooperativistas, e que a cada encontro fortalece-se laços, constrói-se novas ações, que aos poucos vem transformando o setor de transportes.
Palestra
Em um momento de diálogo, proposições e reflexões, o consultor contábil, Hans Koch, palestrou sobre Governança, Cooperativa e Gestão: Boas práticas para cooperativas de transporte. Na sua fala, abordou, entro outros assuntos, a importância da organização da cultura organizacional, princípios, estrutura, agentes e níveis de atuação, além de apresentar ferramentas básicas para a gestão das cooperativas.
De acordo com o palestrante, a governança corporativa é formada por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral.
Entre algumas das práticas citadas, Koch enfatizou a criação de canais de relacionamento e de engajamento com os cooperados; identificar, discutir e garantir a disseminação e promoção de uma cultura ética e centrada em propósito, princípios e valores organizacionais; definir estratégias e tomar decisões alinhadas ao propósito, que protejam, valorizem, otimizem a criação de valor sustentável de longo prazo.
Experiências que engrandecem
Os representantes das cooperativas que participaram do 2º Evento Regional de Integração do PRBC-Região Sudeste, ressaltaram estar satisfeitos com a atividade e com novas perspectivas do projeto.
O presidente da Coopergerais, Levi Sousa de Oliveira, enfatizou a importância da intercooperação no encontro. “Ficamos por dentro do que está por vir, e isso é só o começo. Agradecemos a Unicafes e a C2G LOG, são experiências que engrandecem a nossa bagagem para melhor nos organizarmos. Juntos somos mais fortes”, salientou.
O presidente da Coperccrav, Jean Carlos Narciso Aparício, agradeceu pelo aprendizado que teve durante o encontro. “Foi muito produtivo, uma oportunidade de crescimento pessoal e de visualizar novas metas para a nossa cooperativa. Sempre que puder estarei junto”, reforçou.
Inauguração da Cooper 30
Durante a programação do Evento Regional também aconteceu a inauguração da Cooper 30, cooperativa localizada em Barra Mansa (RJ), que teve origem em uma conversa informal por alguns motoristas em 2020.
Com muitas dificuldades, desistência de alguns caminhoneiros, foram convidados a participar do PRBC, momento que saíram de uma sala de posto para o pátio, às margens da rodovia Presidente Dutra. Investiu-se financeiramente em documentações, obras e estrutura na base operacional. Foram contemplados pelo PRBC com o tanque de combustível (15.000lts), contêiner e, posteriormente com 15.000lts de óleo diesel S10. Hoje são 56 cooperados com infraestrutura para o conforto dos cooperados.
Também durante a agenda de atividades no RJ, no dia 18 de junho, a C2G LOG esteve reunida trabalhando em ações de construção e fortalecimento do PRBC e da federação.
O programa
Gerido pela Unicafes, o Roda Bem Caminhoneiro foi lançado no fim de 2019, pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e do Ministério da Infraestrutura. Hoje está locado no Ministério do Trabalho e Emprego, atual concedente. O Programa visa incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria.
C2G LOG
É uma Cooperativa de 2º Grau que surgiu da necessidade de fomentar e unificar o cooperativismo da categoria de transporte rodoviário de cargas no Brasil. Objetivo é melhorar a organização dos caminhoneiros autônomos com apoio de políticas públicas, qualificar os profissionais da categoria, bem como prestar suporte a cooperativas de primeiro grau, possibilitando o acesso a produtos com preços reduzidos e consequentemente a redução dos custos ao consumidor final.
Texto e fotos: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/PRBC