De Paulo Teixeira a Fernanda Machiaveli: continuidade e avanços no campo
29 de março de 2026

A transição no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) marca um momento estratégico para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, ao cooperativismo e à economia solidária no Brasil.

A Unicafes Brasil reconhece a atuação do ministro Paulo Teixeira, que potencializou a mecanização da agricultura familiar, ampliando o acesso a equipamentos e tecnologias que melhoram as condições de trabalho no campo, aumentam a produtividade e fortalecem as cooperativas em todo o país. Sua gestão também consolidou parcerias importantes, contribuindo para avanços significativos no setor.

Neste contexto, a Unicafes destaca a continuidade dessa trajetória com a chegada da ministra Fernanda Machiaveli, reconhecendo a parceria bem-sucedida construída até aqui e reafirmando a importância de sua nomeação como a primeira mulher a assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

A presença de uma mulher à frente do MDA representa um avanço histórico e fortalece o protagonismo feminino na construção de políticas públicas para o campo, especialmente em um setor onde as mulheres desempenham papel fundamental na produção de alimentos e na organização das cooperativas.

As políticas públicas conduzidas pelo MDA seguem sendo essenciais para impulsionar o cooperativismo da agricultura familiar e a economia solidária, promovendo inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento sustentável nos territórios.

A Unicafes Brasil reafirma seu compromisso com o diálogo institucional e com a construção de políticas públicas que ampliem oportunidades e fortaleçam as cooperativas em todo o Brasil.

Fonte: ASCOM Unicafes Brasil
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br

REDES SOCIAIS
2026 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual