Foi realizado na noite de quinta-feira (10), o lançamento do livro "Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar", que conta com um capítulo exclusivo elaborado pela Cooperativa Alternativa da Agricultura Familiar (Cooperfamiliar), da qual a secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin, faz parte.
O livro foi organizado pelos professores Valdecir José Zonin e Darlan Christiano Kroth, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Schneider, e é resultado do projeto de extensão e pesquisa "Fortalecimento da juventude rural no Oeste de SC", realizado entre 2015 e 2017, no Campus Chapecó, com o suporte do CNPq.
A maioria dos estudos são oriundos de pesquisas de pós-graduação, envolvendo temáticas ligadas ao desenvolvimento rural sustentável e a juventude rural, como: cooperativas da agricultura familiar, crédito rural, agroecologia, participação e organização sindical, análise de políticas públicas, assistência técnica e extensão rural, desenvolvimento rural, sucessão familiar de jovens agricultores e diálogos com jovens agricultores, na perspectiva de pensar políticas públicas para seu desenvolvimento.
Para a realização do projeto, foram distribuídas 50 bolsas de estudo para os filhos de agricultores familiares, que participaram de vários momentos de capacitações, treinamentos e discussões, além de irem para cinco rodadas de negociação com representantes de prefeituras. A ideia foi aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos durante o curso, e entender melhor como funcionam as negociações para a comercialização de produtos da agricultura familiar.
Além de Sandra, o capítulo 10, intitulado “O tríplice elo do desenvolvimento rural: analisando o caso da Cooperfamiliar na integração entre mercados institucionais, cooperativas da agricultura familiar e juventude rural”, foi escrito por Adriana Bilini, Geovani Munarini e Emerson Junior Menin. Além do papel da organização sindical e das cooperativas de economia solidária para a consolidação de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, o capítulo aborda a trajetória da Cooperfamiliar e sua experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a inclusão participativa de jovens pela Cooperfamiliar.
Sandra avalia que a obra "Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar" é resultado do trabalho de muitas mãos e que traz importantes elementos para que se avance no cooperativismo. “Desejamos a todos uma boa leitura e que seja mais uma ferramenta de consolidação e inclusão dos jovens nas políticas públicas da agricultura familiar”, ressaltou.
Para baixar o livro, acesse o link:
E para conferir como foi o evento de lançamento do livro, assista ao vídeo:
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes – Com informações da UFFS
Foto: Divulgação