Lideranças de empreendimentos do cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe se reuniram na última terça-feira (10) no município de Moita Bonita no Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária. O objetivo do encontro foi planejar as ações do coletivo para o reconhecimento e fortalecimento da Economia Solidária no Estado e a sua interação para a ampliação de políticas públicas do segmento.
Compõe o circuito, a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (UNICAFES/SE), o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (ICODERUS), a Cooperativa Central de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado de Sergipe (UNICOOPES), a Cooperativa Central de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Sistema ASCOOB), o Fórum Estadual de Economia Solidária de Sergipe (FEES), Lojas de Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária (EMPÓRIO), a Rede de Educação Cidadã de Sergipe (RECID), além de outros segmentos que vêm aderindo ao Circuito.
O planejamento partiu da identificação dos gargalos e avanços do Circuito desde a sua criação em 2013, definindo assim, as ações prioritárias para o fortalecimento dos pontos positivos e neutralização dos aspectos negativos. A coordenação do Circuito Integrado apresentou uma proposta integral de regimento interno que será avaliado por um grupo de trabalho para aprovação no próximo encontro.
Ao final da reunião, a assessoria técnica do Pavilhão da Agricultura Familiar se reuniu com representantes das cooperativas de produção para socialização dos resultados do processo de comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.