O que é um Calendário Agrícola?
O calendário agrícola tem como objetivo ajudar o agricultor familiar a fazer um levantamento da melhor época para plantar e definir quando a safra será disponibilizada para atendimento do mercado institucional e do mercado privado. Entenda melhor como ele pode ajudar na organização da sua cooperativa, na elaboração dos cardápios e dos editais de compras públicas e nas entregas dos produtos e assim ajudar as aquisições realizadas pelas organizações militares, prefeituras e secretarias de educação, por exemplo.
O Calendário é uma fonte de informação que fornece ao produtor os meses nos quais se realizam a semeadura e a colheita de diversas culturas agrícolas ao longo do ano, de acordo com a região do país. Por exemplo: qual a melhor época para plantar o milho? E a data correta para colher a soja ou da mandioca? No geral, o calendário agrícola brasileiro consegue ser muito específico por conta da pluralidade do clima e da vegetação, facilitando a vida dos produtores e agricultores.
Entender profundamente o ambiente é decisivo para o desenvolvimento da agricultura produtiva, rentável e socioeconômica. Por isso, conhecer bem as estações é um fator preponderante para definir o calendário agrícola e o sucesso da produção.
Safra e colheita!
Já o período de SAFRA indica a melhor época de disponibilidade de determinado produto no mercado, quando a colheita acontece. Essa é a melhor época para consumir o alimento, na época ideal o alimento terá alto valor nutricional com sabor mais intenso. Pode ser percebida nas feiras ou supermercados onde a quantidade disponível do produto é maior com menor preço em alguns casos.
A cada mês e nova estação temos frutas, verduras e legumes típicos da época. Sabendo o período certo, você poderá obter produtos mais nutritivos e diversificar o cardápio de uma forma saborosa. Alimentos que estiverem fora do período de safra, apresentam preços superiores e podem ser inferiores do ponto de vista nutricional.
Por isso, geralmente a estação da colheita dos alimentos pode ser dividida em três pontos:
- Período da safra onde os preços tendem a ser mais baixos e melhor a qualidade dos produtos;
- Período de início ou de final de safra, tendem a apresentar preços intermediários;
- Período de entressafra preços mais elevados.
Por exemplo, ao comprar couve-flor, espinafre, maçã ou abacate etc. fora do período de safra, de produção e colheita, estes alimentos podem apresentar uma redução na quantidade de vitamina C presente, comparado àquele colhido na época de produção e provavelmente mais contaminantes foram utilizados, como os agrotóxicos, para controlar o sistema de produção fora da estação.
Entressafra e Sazonalidade
Hora de planejar! A entressafra é o período que se estende entre o fim de uma safra e o início de uma nova lavoura. É durante ela que os produtores rurais se planejam para os próximos plantios. Encontrar algum alimento fora da época provavelmente vem de cultivo protegido ou de um outra região, mais caro e com muito mais aditivos químicos (agrotóxicos) usados para tentar controlar ambiente e pragas.
O conceito de sazonalidade é muito forte na agricultura, pois o clima determina as melhores épocas para plantio e colheita. Isso explica a razão de certos alimentos serem mais disponíveis, com melhor preço e qualidade, em determinadas épocas.
Importância do Calendário para as compras públicas:
Para as compras públicas é muito importante que as cooperativas tenham seus calendários agrícolas para orientar o planejamento da produção e as propostas de vendas. O calendário também ajuda no planejamento dos cardápios para a alimentação escolar, uma vez que mostra as opções de substituição de produtos no momento da entressafra e assim não comprometer o atendimento. Importante que no momento do planejamento das aquisições, as partes envolvidas conhecem bem o calendário da sua região.
Abaixo, modelo de calendário agrícola com marcação de plantio, safra/colheita e entressafra que pode apoiar aqueles empreendimentos que ainda não possuem seu calendário próprio. Como o país é muito diverso e com vários Biomas distintos, listaremos os principais alimentos produzidos pela agricultura familiar brasileira e que deverá ser avaliado ou ajustado conforme cada região, para então ser adotado.
Importante incluir os alimentos locais, tradicionais e os da sociobiodiveridade em seu calendário para garantir toda a diversidade alimentar disponível.
Acesse aqui o Calendário Agrícola:
Referências:
http://ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf