Foi realizado no dia 07 de novembro, em Florianópolis (SC), o Ato de Entrega dos Kits do Projeto Tecendo redes, saberes e quintais produtivos: fortalecimento da organização produtiva das mulheres trabalhadoras rurais da Região Sul, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Unicafes Brasil.
Uma das coordenadoras administrativas do projeto, Daniela Flores, apresentou o escopo e os objetivos do projeto, destacando que ele visa fortalecer a organização produtiva de 305 mulheres rurais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrangendo um total de 168 quintais produtivos e 137 mulheres em grupos coletivos. Indiretamente serão envolvidas 1.220 pessoas, que compõem o núcleo familiar, vizinhos/as e pessoas que possam ser consumidores/as dos alimentos dos quintais produtivos que estão sendo implantados, estruturados e fortalecidos.
Fátima Torres, presidente da Unicafes Brasil, destacou a importância do programa na estruturação dos quintais produtivos, ressaltando como a iniciativa contribui para fortalecer as organizações da sociedade civil e valorizar o papel das mulheres rurais. Ela também ressaltou os impactos positivos do projeto na sustentabilidade das comunidades envolvidas.
Irma Bruneto, representante dos Movimentos Sociais e uma das beneficiárias, assentada da reforma agrária, expressou gratidão pelo apoio oferecido pelo programa e falou em nome dos movimentos sociais, destacando o impacto positivo dos quintais produtivos para as mulheres que, como ela, agora possuem novas possibilidades de produção e renda.
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar de SC, José Fritz, reforçou o compromisso do Ministério em apoiar ações que promovam o desenvolvimento rural sustentável e valorizem o trabalho das mulheres agricultoras, reiterando a importância de iniciativas como a do projeto.
Ao fim dos discursos, as agricultoras e contempladas Marlene Aparecida Ribeiro Fuck e Ana Aparecida Martins Stolarczk, do município de Major Gercino, foram convidadas para assinarem o termo de recebimento dos equipamentos do projeto, que inclui um moto cultivador fornecido pela empresa Serra Máquinas.
O ato de entrega foi organizado pelas organizações da sociedade civil, executoras e pela secretária de Mulheres da Unicafes Brasil, Sandra Bergamin, reunindo beneficiárias, representantes das organizações executoras e apoiadores institucionais.
Participam sete organizações da sociedade civil, responsáveis pela execução do projeto e as Unicafes dos três estados do Sul. As entidades celebrantes e executoras incluem:
- Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), representado pela OSC AMORAS;
- Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), representado pela OSC COOPERBIO;
- Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), representado pela OSC ADEVINVARU;
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), representado pela OSC CCA;
- UNICAFES do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com informações de Daniela Flores – Assessoria da Secretaria de Mulheres