De 01 a 04 de julho, Brasília (DF) foi palco do 12º Encontro Nacional e Mostra de Produtos de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Promovido pela Unicafes, com apoio do Sescoop e com o patrocínio do Sebrae, buscou promover a produção e difusão do conhecimento, ampliando a capacidade competitiva e colaborativa das pequenas cooperativas com desenvolvimento sustentável.
O encontrou contou com a participação, presencial, de cerca de 50 empreendimentos e 60 lideranças cooperativistas de todos os Estados do Brasil e virtualmente, de cerca de 500 internautas. Entre os seus objetivos do encontro, também esteve o de promover a educação empreendedora e a cultura da cooperação por meio da capacitação de líderes cooperativistas.
Realizou-se processos de interação entre as redes estaduais de cooperativas; fomentou-se os produtos das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária através da amostra de produtos e rodadas de negociação; além da articulação de políticas públicas para o fortalecimento do cooperativismo solidário e da agricultura familiar.
O evento ainda dialogou sobre a conjuntura do Cooperativismo Solidário no Brasil; balanço e perspectivas da Unicafes Nacional e Unicafes Estaduais: parcerias, desafios e oportunidades.
Integraram a Mostra cerca de 60 produtos da agricultura familiar de várias regiões do país, de vários biomas, com características peculiares. Os produtos podem ser encontrados no Empório da Agricultura Familiar da Unicafes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O mesmo está localizado na Quadra SHCES 505, Lote 04, Bloco B, Loja 06, no bairro Cruzeiro Novo, em Brasília (DF).
Abertura
A abertura do evento, no dia 01 de julho, contou com a participação de diversos parceiros. Além do Sebrae, estiveram o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério da Agricultura e Pecuária (MPA); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); entre outros. Além das falas que reforçaram a importância da cooperação para o desenvolvimento social, foi abordado um panorama voltado aos cenários e perspectivas do cooperativismo.
Para a presidente da Confederação Unicafes, Fátima Torres, os encontros do cooperativismo solidário são importantes espaços para produção e difusão do conhecimento. “Nosso encontro foi um sucesso! Conseguimos dialogar com os atores que desenvolvem as políticas públicas para as cooperativas e também tivemos a participação das nossas cooperativas, dos nossos dirigentes, para construir uma rede de comercialização, onde os produtos da agricultura familiar tenham visibilidade. Estamos buscando mercado para os nossos produtos. Agradecemos a todos os parceiros que apoiaram e ajudaram a construir este encontro”, salienta.
Para o presidente da Associação Unicafes, Aparecido Alves de Souza, o evento proporcionou maior interação entre as cooperativas da agricultura familiar e economia solidária no Brasil. “O sentimento que levamos é que estamos avançando na organização do cooperativismo, na estratégia de fortalecimento, de construir, pensar eixos de ações estratégicas nos estados e nas cooperativas singulares”, aponta.
Para Juarez de Paula, analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, a realização do evento é de grande importância por várias razões: pela reafirmação da vitalidade do movimento das cooperativas de agricultura familiar e economia solidária; por ser uma maneira de mostrar que outro mundo é possível e pelo reencontro de instituições comprometidas com a possibilidade de trilhar outro caminho de desenvolvimento do país.
Apresentação cultural
O 12º Encontro Nacional e Mostra de Produtos de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária contou, durante sua programação, com a apresentação cultural dos alunos da Escola Classe Beija Flor. Com arte e encanto, fizeram uma mostra de canções relacionadas à Festa da Colheita e em alusão às festividades juninas e julinas, uma verdadeira representatividade da tradição e cultura brasileira, principalmente da região Centro-Oeste.
Princípios do cooperativismo, a escola exercita atividades e ações de agricultura biodinâmica e possui uma mini agrofloresta em seu espaço, hortos biodinâmicos, projeto de alimentação saudável e de cuidado com o meio ambiente. Juntos trabalhando a sustentabilidade e o cooperativismo!
Painéis
Diversos painéis foram apresentados no evento, temáticas que se conectam ao cooperativismo e são fundamentais para alavancar a cooperação, desenvolvimento e sustentabilidade das instituições.
Carina Pimenta, secretária nacional de Bioeconomia, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), falou sobre “Mudanças Climáticas e o Cooperativismo: como atingir maior resiliência e reduzir impactos. Rumo à COP 30”.
Vital Filho, assessor da Unicafes Nacional, abordou a temática de “Finanças Solidárias: Estratégias para organização das finanças no Sistema, e por fim, Vanderley Ziger, secretário de agricultura familiar e agroecologia do MDA, contextualizou sobre o Plano Safra 2024/2025.
Pecsol
O Programa de Educação do Cooperativismo Solidário - Implementação de Soluções em gestão e negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes foi apresentado durante o encontro. Gerido pela Secretaria de Formação da Unicafes, o mesmo visa beneficiar 720 cooperados de 120 cooperativas e tem o objetivo de aprimorar a gestão e negócios nas cooperativas por meio da aplicação de soluções organizacionais.
Entre seus objetivos específicos estão os de realizar mapeamento e análise das cooperativas; elaboração de Planos de Desenvolvimento; realização de cursos; implementação de consultorias e análise de impacto nas cooperativas.Os cursos técnicos previstos são: Produção; Gestão; Negócios e Inovações.
Texto: Daiane Benso/ Unicafes Nacional
Fotos: Rafael Pereira/ Unicafes Nacional