Unicafes Tocantins

A UNICAFES-TO é uma entidade de natureza jurídica de direito privado, organizada na forma de associação, para fins não econômicos, com duração indeterminada, na forma e nos termos do seu Estatuto Social, com o objetivo de representação Estadual e desenvolvimento de ações de apoio, às cooperativas e organizações a ela associadas. Tem como seu objetivo principal a representação das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Estado do Tocantins.

 

FINALIDADE
A UNICAFES/TO tem como finalidades básicas:

  1. Articular, integrar e representar as organizações do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária de Tocantins, identificado com processos de desenvolvimento local sustentável;
  2. Desenvolver ações para a aproximação e o entrosamento das entidades associadas;
  3. Viabilizar ações e assessorias especializadas em assuntos diversos, econômicos, financeiros, administrativos, contábeis, cooperativos e de sustentabilidade ambiental, estadual, nacional e internacional;
  4. Realizar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, para atender a necessidade das associadas.
  5. Promover a educação cooperativista e o desenvolvimento da economia solidária.
  6. Promover intercâmbio com entidades afins.
  7. Promover e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social, geração de trabalho e renda e combate às desigualdades sociais.
  8. Realizar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, que digam respeito às atividades mencionadas nos demais objetivos.
  9. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

 

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO
Os primeiros debates acerca da criação da UNICAFES/TO surgiram em 2012, promovidos pela COOPTER, a partir das suas assembleias gerais e espaços de discussão ligados ao tema juntamente com os movimentos sociais. Em 2015, a COOPTER puxou a discussão a cerca da criação da Unicafes Tocantins. E no dia 05 de dezembro deste mesmo ano foi realizada, em Palmas/TO, a assembleia na qual foi constituída a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Tocantins – UNICAFES/TO, com a participação de 09 cooperativas fundadoras.

 

COOPERATIVAS ASSOCIADAS
Atualmente, a UNICAFES/TO conta com 10 (dez) cooperativas associadas, abrangendo 16 (dezesseis) municípios nas Regiões: Norte: 03, Extremo Norte (Bico do Papagaio): 05, Nordeste: 01 e Centro: 02.

 

REPRESENTAÇÃO
A UNICAFES/TO realiza ações de representação das suas cooperativas filiadas diante de instituições públicas e privadas, órgãos do executivo e legislativo federal, estadual e municipais, propondo parcerias, contribuindo para a elaboração de projetos de lei, construindo estratégias e programas de fomento e fortalecimento das suas filiadas, contribuindo com o fortalecimento do cooperativismo solidário no Tocantins e no Brasil.

 

A Unicafes atua como entidade de representação às suas filiadas, tendo como foco de sua atuação os processos de organização, gestão e comercialização. Assim, suas ações são direcionadas para áreas de gestão organizacional; gestão contábil/tributária; gestão comercial/negócios; elaboração/gestão de projetos; assessoria jurídica; e organização produtiva.

 

RELAÇÕES DE PARCERIA E PROXIMIDAD
A UNICAFES/TO vem buscando fortalecer suas ações a partir do estabelecimento de parcerias e das relações de proximidade com vários seguimentos organizacionais da sociedade civil, do governo e de instituições de ensino. Desenvolve ações para fortalecer as cooperativas com parcerias com vários atores: Governo Federal (Ministérios), Estadual, Municipal (Secretarias), Instituições Públicas e Privadas, bem como as Organizações da Sociedade Civil.

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS
Contribuição na execução do Projeto PECSOL no Tocantins:  A COOPTER BICO foi a entidade executora do Projeto PECSOL – Programa de Educação do Cooperativismo Solidário, nos estados do Tocantins, Maranhão, Rio de Janeiro e Pará. O programa foi realizado de forma virtual, com ações no formato EaD, e ações presenciais de formação, voltadas para as áreas da gestão e governança. A UNICAFES/TO contribuiu na execução do projeto no Tocantins, através da articulação dos participantes, busca de parcerias, e participação de seus diretores nos módulos de capacitação.

  1. Apoio às cooperativas filiadas nos processos de organização gestão e comercialização.
  2. Orientação e acompanhamento das assembleias gerais, elaboração das atas, alteração dos estatutos sociais e registro na Junta Comercial.
  3. Orientação na organização interna e atualização dos quadros de cooperados das cooperativas.
  4. Apoio às cooperativas filiadas nos processos de comercialização da produção, nos mercados institucionais e privados, em âmbito local, regional e estadual.
  5. Realização de Rodadas de Negócios da agricultura familiar com a participação das cooperativas filiadas e de responsáveis pelas compras institucionais no estado e municípios.
  6. Atividades de formação técnica (cursos, oficinas, seminários).
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual