HISTÓRICO
A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em junho de 2005, na cidade de Luziânia/GO. A sede funciona em Brasília (DF) e representa nacionalmente as cooperativas. O objetivo é ser um instrumento de representação do cooperativismo solidário, que se relaciona com a agricultura familiar, povos tradicionais, assentamentos da reforma agrária, entre outras categorias, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio aos associados e associadas. A Unicafes é uma pessoa jurídica de direito privado e não possui fins econômicos.
A Unicafes é uma Organização Não Governamental, que propõe a inclusão social de cooperados e cooperadas, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.
As associadas da Unicafes estão distribuídas nas cinco regiões do país, totalizando aproximadamente 700 cooperativas. Atualmente, são 21 Unicafes estaduais constituídas que prestam atendimento e articulação às cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
A estratégia de atuação da instituição é formada por bases de serviços especializadas e bases de serviço operacionais, contribuindo com a mobilização entre os ramos cooperativos e qualificando as ações das bases nos diversos espaços públicos. A Unicafes apoia, por meio da representação institucional, e também através de serviços para as cooperativas, o desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e a expansão e consolidação do cooperativismo na agricultura familiar e economia solidária.
No quadro de formação da Unicafes estão cooperativas divididas em vários ramos, entre eles os de crédito, produção, transporte, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.
Mais informações no Estatuto Social da Unicafes, em Publicações Oficiais.