HISTÓRICO

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em junho de 2005, na cidade de Luziânia/GO. A sede funciona em Brasília (DF) e representa nacionalmente as cooperativas. O objetivo é ser um instrumento de representação do cooperativismo solidário, que se relaciona com a agricultura familiar, povos tradicionais, assentamentos da reforma agrária, entre outras categorias, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio aos associados e associadas. A Unicafes é uma pessoa jurídica de direito privado e não possui fins econômicos.

A Unicafes é uma Organização Não Governamental, que propõe a inclusão social de cooperados e cooperadas, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

As associadas da Unicafes estão distribuídas nas cinco regiões do país, totalizando aproximadamente 700 cooperativas. Atualmente, são 20 Unicafes estaduais constituídas que prestam atendimento e articulação às cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Tocantins, Rondônia e Pernambuco. 

A estratégia de atuação da instituição é formada por bases de serviços especializadas e bases de serviço operacionais, contribuindo com a mobilização entre os ramos cooperativos e qualificando as ações das bases nos diversos espaços públicos. A Unicafes apoia, por meio da representação institucional, e também através de serviços para as cooperativas, o desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e a expansão e consolidação do cooperativismo na agricultura familiar e economia solidária.

No quadro de formação da Unicafes estão cooperativas divididas em vários ramos, entre eles os de crédito, produção, transporte, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.

Mais informações no Estatuto Social da Unicafes, em Publicações Oficiais

ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual