Nesta segunda-feira, 24 de março, a presidente da Confederação da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fátima Torres, reuniu-se com o coordenador-geral de Agricultura Familiar da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Paulo Joppert, para dialogar sobre parcerias voltadas à participação de cooperativas da agricultura familiar em projetos de cooperação técnica internacional liderados pelo Ministério das Relações Exteriores.
A reunião teve como objetivo estreitar relações com a ABC, órgão responsável pela coordenação das ações de cooperação técnica internacional do Brasil com países em desenvolvimento, com foco na chamada cooperação Sul-Sul — modelo baseado na solidariedade, no intercâmbio de experiências e na construção conjunta do conhecimento.
Durante o encontro, a presidente da Unicafes apresentou o potencial das cooperativas filiadas à organização para contribuir com projetos internacionais de transferência de conhecimento e de tecnologias sociais relacionadas ao cooperativismo, à produção sustentável e à organização econômica da agricultura familiar. A proposta é que a Unicafes atue como parceira da ABC em iniciativas de apoio técnico, formação e intercâmbio, exercendo também o 6º Princípio do Cooperativismo: a intercooperação.
Outro ponto importante discutido foi a disponibilidade da Unicafes para recepcionar delegações internacionais interessadas em conhecer a agricultura familiar brasileira. Por meio de visitas técnicas a cooperativas em diferentes regiões do país, será possível apresentar de forma concreta os modelos organizativos que têm garantido geração de renda, sustentabilidade e inclusão produtiva no campo.
O Brasil é reconhecido internacionalmente por políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalecem a agricultura familiar e promovem a segurança alimentar. Nesse contexto, a instituição tem a contribuir para o debate global sobre alimentação saudável, soberania alimentar e justiça climática.
Com 1.500 cooperativas filiadas, que congregam mais de 1 milhão de famílias cooperadas em todo o território nacional, a Unicafes atua há 20 anos na construção de uma economia solidária e sustentável. A aproximação com a ABC representa uma grande oportunidade de internacionalização desse trabalho, dando visibilidade ao cooperativismo da agricultura familiar brasileira em espaços multilaterais e projetos com países do Sul Global. A mesma reafirma seu compromisso com a construção de alianças estratégicas que fortaleçam o papel da agricultura familiar no Brasil e no mundo.