Secretaria de Mulheres da Unicafes Brasil desenvolve o Projeto Quintais Produtivos
31 de janeiro de 2025

Histórico do processo organizativo

Fruto da luta coletiva das mulheres do campo, das águas e das florestas por políticas públicas para a produção de alimentos saudáveis e diversificados, no dia 06 de setembro de 2023, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Subsecretaria de Mulheres, publicou o edital 01/2023 para seleção de propostas do projeto “Quintais Produtivos”. De forma coletiva, cooperativas do Sistema Unicafes, movimentos sociais do campo, movimento sindical, se organizaram em rede para que fosse possível construir o projeto: “Tecendo redes, saberes e quintais produtivos: Fortalecimento da organização produtiva das mulheres trabalhadoras rurais da região Centro-Oeste e região Sul”, juntando SABERES, construindo REDES, unidade na ação, e valorizando PRÁTICAS construídas.

 

Objetivo
O projeto tem como objetivo geral fomentar a autonomia econômica e a articulação em rede das mulheres trabalhadoras rurais das regiões Centro-Oeste e Sul, através da implantação, estruturação e ampliação de 224 quintais produtivos em diferentes formatos e arranjos espaciais, observando os pressupostos da agroecologia, do feminismo e da sociobiodiversidade.

 

Contempladas
Na região Sul estão sendo implantados 168 quintais produtivos (56 por estado), envolvendo mulheres de 26 regiões de SC, PR e RS e 88 municípios. Na região Centro-Oeste estão sendo fomentados 56 quintais produtivos, contemplando de forma direta mais de 60 mulheres dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

São contempladas no programa:

  •  Mulheres produtoras de alimentos diversificados e consorciados com a criação de animais
  •  Mulheres com experiência ou que tem interesse em comercialização (feiras, cadeias curtas e políticas públicas como o PAA e o PNAE)
  • Mulheres que pretendam fortalecer suas unidades de produção, os tornando espaços de referência, tendo o quintal produtivo, roça, agrofloresta como um instrumento pedagógico para promover (materializar) o projeto popular de agricultura familiar, camponesa, agroecológica e feminista defendido por essa rede
  •  Mulheres que trabalhem nos princípios da agroecologia ou transição agroecológica, que resgatem e multipliquem as sementes crioulas, as plantas medicinais, que preservem os bens naturais, água, solo e a biodiversidade e que fazem parte de cooperativas ou integram sindicatos rurais e da Agricultura Familiar.

 

Ações desenvolvidas no projeto
Durante o ano de 2024 foram realizadas ações de gestão administrativa e coordenação, monitoramento e acompanhamento da rede de organizações. Como exemplo das atividades realizadas temos:

  • Ato de Lançamento dos Quintais Lote Centro-Oeste e Lote Sul;
  •  No Sul, composição do conselho gestor e rede de organizações por membros das organizações executoras/parceiras como MPA, MST, MMC e MAB;
  • No Centro-Oeste, composição do conselho gestor e rede de organizações por membros das organizações executoras/parceiras como Rede Apoms, Unicafes MT, Associação Camponesa Nacional, Associação de agricultoras e agricultores familiares agroecológicos de plantas medicinais do Distrito Federal e RIDE;
  • Realização de reuniões virtuais de conselho gestor e dos GTs de trabalho criados;
  • Ato de entrega dos Kits dos Quintais Produtivos.
  • Aquisição pela Unicafes dos kits de investimento para instalação, estruturação e/ou ampliação dos quintais produtivos, que posteriormente foram distribuídos e entregues pelas Executoras para as beneficiárias, são eles:

 KIT 1 - Aquisição de materiais para estruturar a captação de água das chuvas e a irrigação.

 KIT 2 - Aquisição de equipamentos.

 KIT 3 - Aquisição de materiais para implementação de viveiros de mudas e estufas.

Ainda em 2024, com o recebimento dos kits pelas mulheres beneficiárias, iniciou-se também a estruturação, ampliação e implantação de todos os quintais. Os retornos, em forma de fotos da utilização dos kits e depoimentos das mulheres agricultoras, mostram a importância desses itens para a produção de alimentos, empoderamento feminino e autonomia econômica das mulheres.

As atividades de capacitação se deram por meio da constituição de grupos de mulheres, que com o auxílio de formadoras e professoras pesquisadoras locais realizaram capacitações sobre os temas:

Lote Centro-Oeste: Gestão e manutenção de quintais produtivos; Planejamento e organização da produção para a comercialização; Elaboração, implementação e finalização de projetos de financiamento e comercialização; Organização, gestão e manutenção de grupos produtivos e econômicos. As atividades de capacitação em 2024 aconteceram somente no Lote Centro-Oeste, e acontecerão no ano de 2025 no Lote Sul.

 

Ferramenta de empoderamento feminino
Para a secretária de Mulheres da Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin, através da política pública dos quintais produtivos são desenvolvidas ações de inclusão e autonomia produtiva, econômica, social e ambiental. O programa é uma ferramenta de empoderamento feminino e desenvolvimento sustentável. “Esses espaços são fundamentais para a segurança alimentar e nutricional das famílias, promovem a troca de conhecimentos, conservação de recursos, da biodiversidade, da preservação de tradições, sementes e trabalho conjunto, fortalece laços comunitários e o senso de pertencimento, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a intercooperação”. Para Sandra, desenvolver ações de fomento e empoderamento das mulheres é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa e igualitária.

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br

REDES SOCIAIS
2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual