Representantes das cooperativas do Sistema Unicafes marcaram presença na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) e na 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que integraram o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e aconteceram de 11 a 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador (BA).
O evento contou com mais de 600 expositores e 145 estandes de produtos da agricultura familiar, povos tradicionais e assentados da Reforma Agrária. O objetivo foi atrair novos clientes, alavancar as vendas e viabilizar espaços de discussão e integração de políticas para o desenvolvimento rural, dialogando com o ambiente nordestino, trazendo na sua identidade um projeto de desenvolvimento, sustentabilidade, transição energética, e tudo que está sendo debatido no mundo globalizado.
As feiras reuniram empreendimentos dos nove estados nordestinos: Piauí, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, apresentando a diversidade gastronômica com doces, biscoitos, frutas desidratadas, derivados de leite, mandioca, bebidas e muito mais.
Além dos estandes territoriais, o evento também contou com uma pluralidade musical e com tendas Quilombola, Indígena e da Economia Solidária, oferecendo peças que evidenciam as raízes culturais da Bahia. Cocares, biojoias, cerâmicas e acessórios feitos de palha e sementes sustentáveis foram alguns dos exemplos do que esteve disponível para compra, conectando o público à ancestralidade e tradição dos povos baianos.
Realização
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), o evento contou com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Intercâmbio
Durante o evento, as cooperativas que fazem parte do projeto de Estruturação da Rede de Abastecimento Territorial, Extrativismo e Comercialização da Produção das Cooperativas da Agricultura Familiar – Redecoop Norte & Nordeste realizaram intercâmbio e conheceram o Centro de Distribuição e o Empório da Agricultura Familiar. O projeto é financiado pela Suzano Papel e Celulose S.A. Participaram representantes das cooperativas: COOAFETO, COOPERMAFE, COOPEAFE, COOAFANP e COOPFAM.
Também realizou intercâmbio a diretoria-executiva da Unicafes Minas Gerais, cooperativas do Nordeste e do Paraná: COPROFAP, COAF, COOPERSANTA, COOPERVEREDA, CLAF SALTO DO LONTRA, TERRACOP.
Avaliação positiva
A presidente da Confederação Unicafes, Fátima Torres, ressaltou que as feiras foram espaço de muito aprendizado e vendas dos produtos da agricultura familiar. De acordo com ela, aconteceram jornadas com intercâmbios, apresentação do planejamento estratégico do Sistema Unicafes, visitas ao empório, várias reuniões, encontro de mulheres e jovens, entre outras ações que fomentaram o cooperativismo.
O presidente da Associação Unicafes, Aparecido Alves, avaliou positivamente a participação das Unicafes Estaduais nas feiras. “Minha avaliação é muito positiva, foi um momento de troca de experiências, em que as Unicafes Estaduais expuseram seus produtos. Momento rico, de encontro e de oportunidade de fazer várias reuniões, dialogar sobre o plano de ação. Acredito que todas as Unicafes saíram esperançosos para iniciar um novo ano com energia e seguir as ações que estão em curso”, salientou.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Brasil
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação