Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto


 

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Unicafes MG e RO conhecem experiência de rede de cooperativas no PR

3 de Novembro de 2017, 15:06 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 178 vezes

Img 9504

A direção da Unicafes Paraná recebeu nesta semana um grupo de dirigentes de cooperativas e representantes das Unicafes dos estados de Minas Gerais e Rondônia. O objetivo da visita foi saber mais sobre o processo de organização de cooperativas em rede, uma experiência que a Unicafes Paraná já possui há mais de 10 anos. Na ocasião, o grupo teve oportunidade de conhecer na prática como foi o desenvolvimento do Sistema de Comercialização da Coopafi Central que atualmente possui nove singulares na região Sudoeste do Paraná.

Para o diretor da Unicafes Minas Gerais, Antônio Carlos Bagle, a organização das cooperativas no estado é fundamental para o desenvolvimento de todos. No estado atualmente já há uma central formação, mas a meta é ter mais duas. “Como temos cooperativas pequenas, com uma central nós conseguimos concentrar um número maior de comercialização para um grande centro, como em Belo Horizonte, que precisa de uma logística e uma quantidade maior de produtos. Nós também podemos fazer compras em conjunto para estar repassando para as cooperativas. Porque uma cooperativa sozinha, não consegue alavancar no mercado.”

A ideia é compartilhada com a Unicafes Rondônia que é uma das organizações mais jovens do Sistema. A organização iniciou recentemente o trabalho de articulação para organização das cooperativas em rede. Para a diretora Vitalina Ornelis Souza da Unicafes Rondônia troca de experiências entre as organizações foi de grande relevância.

“A visita foi muito importante porque recebemos muitas dicas do que podemos fazer para não errar. É claro que mesmo com todo conhecimento e prática do Paraná, muitas coisas que vimos aqui terão de ser adaptadas à nossa realidade. Porque vivemos uma outra realidade. Mas com essas dicas podemos fazer diferente.”

Na reunião, o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger também repassou algumas informações para o grupo sobre os planos relacionados à sustentabilidade do Sistema Unicafes.

Img 9464

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unicafes PR


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CADASTRE SEU E-MAIL
    e receba as novidades da UNICAFES

    Uma nova janela será aberta. Confirme seu e-mail e depois confira a mensagem que vai chegar na sua caixa de entrada.
    Gerado pelo FeedBurner

    [+] MULHERES

    MARCHA DAS MARGARIDAS 2015

    [+] ECOSOL

    NOV/2014

    [+] PAUTA 2015

    CONHEÇA A PAUTA DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO PARA 2015

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] REDES SOCIAIS

    » WebMail Unicafes

    » Google+