Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto


 

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Contexto do mercado de leite preocupa Unicafes do Sul

11 de Setembro de 2017, 10:18 , por Unicafes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 123 vezes

 

 

Os dirigentes das Unicafes do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) juntamente com representantes de cooperativas associadas e membros da FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) estiveram em reunião na cidade de Chapecó em Santa Catarina, no dia 08 de setembro. O tema do encontro foi à conjuntura da cadeia do leite, com foco nas cooperativas que produzem e comercializam produtos lácteos.

 

De acordo com os produtores, a crise atual no setor vem se agravando nos últimos meses e tem prejudicado o setor. Entre os principais fatores que preocupam os produtores estão o aumento das importações, a diminuição do poder de compra dos trabalhadores brasileiros, a verticalização da produção e industrialização e os equívocos da política pública brasileira.

 

Durante a reunião cada organização expôs suas preocupações e analisaram possíveis ações. Do Rio Grande do Sul o destaque foi a diminuição expressiva de produtores na atividade nos últimos dois anos. Para Ivor Vicentini, diretor da Unicafes -RS, “houve uma redução e 22% em relação a 2015 e atualmente são 65.016 famílias que entregam a produção a algum laticínio. E o que mais chama atenção é que esta redução foi maior no número de produtores de até 50 litros dia, ou seja, a produtividade leiteira está se concentrando em grandes produtores de forma muito rápida, pois nos nestes a produtividade aumentou 20% em relação a 2015. Portanto, tivemos a saída de mais de 20 mil pessoas da atividade leiteira em dois anos, mas a produtividade se manteve” relata.

 

Como encaminhamentos definiu-se que cada estado fará ações para promover a cadeia produtiva e para denunciar os fatores que levaram à crise. Será também encaminhado um documento dos três estados do Sul para representantes do Governo Federal para expor a crise e demandar ações para desenvolver o setor, uma vez que, a cadeia do leite é estratégica para a Agricultura Familiar.

 
 

 

 

 

Fonte: Neri  Pies/ Unicafes Rio Grande do Sul


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CADASTRE SEU E-MAIL
    e receba as novidades da UNICAFES

    Uma nova janela será aberta. Confirme seu e-mail e depois confira a mensagem que vai chegar na sua caixa de entrada.
    Gerado pelo FeedBurner

    [+] MULHERES

    MARCHA DAS MARGARIDAS 2015

    [+] ECOSOL

    NOV/2014

    [+] PAUTA 2015

    CONHEÇA A PAUTA DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO PARA 2015

    [+] CANAL UNICAFES

    [+] REDES SOCIAIS

    » WebMail Unicafes

    » Google+