Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto


 

Tela cheia

Quem Somos

19 de Julho de 2012, 21:00 , por Unicafes - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10947 vezes
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

História da Unicafes

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em junho de 2005, na cidade de Luziânia (GO). A sede funciona em Brasília-DF e representa nacionalmente as cooperativas. O objetivo é ser um instrumento para os agricultores e agricultoras familiares, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio para os associados. A Unicafes é uma pessoa jurídica de direito privado e não possui fins econômicos.

A Organização Não Governamental propõe a inclusão social dos cooperados articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

As associadas da Unicafes estão espalhadas nas cinco regiões do país, que compõe aproximadamente 1.100 cooperativas. Atualmente, são dezessete Unicafes estaduais de atendimento e articulação para a agricultura familiar e economia solidária: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Sergipe e Ceará.

As estratégias de atuação da instituição são formadas por: bases de serviços especializadas e bases de serviço operacionais. Elas contribuem com a mobilização entre os ramos cooperativos e qualificam as ações das bases nos diversos espaços públicos.

O desempenho da Unicafes apoia, por meio de serviços, as cooperativas no desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e na expansão e consolidação do cooperativismo na agricultura familiar e economia solidária.

No quadro de formação da Unicafes estão cooperativas divididas em cinco ramos: crédito, produção, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.

Missão

Tornar o cooperativismo um instrumento de desenvolvimento local sustentável dos agricultores e das agricultoras familiares, provendo a inclusão social articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da manutenção da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

Diretoria Nacional

PRESIDÊNCIA
Luiz Ademir Possamai

VICE-PRESIDÊNCIA
Armindo dos Santos

DIRETORIA DE FORMAÇÃO
Carlos Alberto Ferreira de Castro

DIRETORIA FINANCEIRA
Fagner dos Santos Araújo [ mais informações ]

SECRETARIA GERAL
Mauro Pereira dos Santos

SECRETARIA DE MULHERES
Iara Andrade

SECRETARIA DE JOVENS
Antonino Cardoso

REPRESENTAÇÃO CENATER
Generosa Oliveira

REPRESENTAÇÃO CONFESOL
Genes da Fonseca


44 comentários

  • 5771a1f6e3e06f444983e54dbb33f581?only path=false&size=50&d=404pedro carlos(usuário não autenticado)
    25 de Fevereiro de 2013, 15:24

     

    sempre trabalhei com grupos de base ligados a agricultura familiar, atualmente estou desenvolvendo um trabalho com 13 associações de agricultores(as) com o um projeto de produção de leite. Eles estão querendo criar uma cooperativa para representá-los na comercialização dos produtos.
    Neste sentido gostaria de entrar em contato com os representantes da UNICAFES em Minas Gerais para tirar duvidas.

    Sou Pedro Carlos coordenador de associativismo de uma ONG no municipio de Governador Valadares-MG.

    Meus contatos: (33)84169004 88427324 32724573

    pedrocarlloss@hotmail.com
    pedrocarlloss@yahoo.com


  • E2468e8889ccf3498115ba263042bf48?only path=false&size=50&d=404LUCAS MOREIRA DE LIMA(usuário não autenticado)
    11 de Abril de 2013, 17:23

    INACIO MARTINS PR PRESIDENTE, CMDR.

    Boa noite sou presidente do CMDR,conselho municipal de desenvolvimento rural,De Inacio martins e estamos com interese em montar uma coperativa com agricultores assosiados ou coperativa das asociações, gostaria se posivel informações o que pode dar serto ou erado sendo que sera uma coperativa de comercializasão dos produtos dos agricultores.


  • C3c7cfec9dbf008225283ac1cf3916f3?only path=false&size=50&d=404Rainer Michels(usuário não autenticado)
    9 de Julho de 2013, 5:21

     

    bom dia!
    sou presidente de uma pequena cooperativa da agricultura familiar. temos 175 associados, dos quais a grande maioria é pequeno produtor de leite, outros são produtores de ovos, melado e derivados, panificados, queijos, hortifrutigranjeiros, farinha de milho, mandioca. Temos dois colaboradores para ajudar na administração. Nossa principal dificuldade é ter recursos para poder ter os produtos disponiveis para os associados, pois a retenção somente é o suficiente para a parte administrativa e fiscal. No que a Unicafes pode nos auxiliar?
    claro depois da gente se associar, da gente conversar e colocar as duvidas na mesa.
    att
    rainer


  • E5c5dc8451caed0ce8d5c7572fc45f83?only path=false&size=50&d=404Karla Nascimento(usuário não autenticado)
    1 de Outubro de 2013, 13:39

    CONVITE

    O CIAAT (Centro de Informação e Assessoria Técnica) convida os representantes da UNICAFES para participarem da Assembléia de Fundação da Cooperativa Solidária de produtores familiares do Vale do Rio Doce, a acontecer no dia 05 de outubro (sábado), às 8h no CETRECS, Governador Valadares. BR 381, entrada para Usina Hidrelétrica do Baguari.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

CADASTRE SEU E-MAIL
e receba as novidades da UNICAFES

Uma nova janela será aberta. Confirme seu e-mail e depois confira a mensagem que vai chegar na sua caixa de entrada.
Gerado pelo FeedBurner

[+] MULHERES

MARCHA DAS MARGARIDAS 2015

[+] ECOSOL

NOV/2014

[+] PAUTA 2015

CONHEÇA A PAUTA DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO PARA 2015

[+] CANAL UNICAFES

[+] REDES SOCIAIS

» WebMail Unicafes

» Google+