Como o pequeno agricultor familiar pode vender os produtos cultivados em sua propriedade nos mercados locais e, com isso, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de sua família? Para responder à pergunta, a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) lançaram, no dia 25 de setembro de 2013, a cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar.
Composta por 66 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, a publicação orienta também o pequeno agricultor a buscar parcerias necessárias para garantir qualidade e regularidade no fornecimento de alimentos aos mercados populares. A publicação é gratuita e é destinada para agricultores familiares e demais interessados no tema. Ela apresenta, ainda, informações sobre o processo de comercialização e políticas públicas e programas de governo de incentivo aos produtores.
Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar está também disponível para download no link Midiateca, no site da Fundação Banco do Brasil - www.fbb.org.br.
O lançamento aconteceu no mesmo dia em que a Unicafes, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e patrocínio do Sebrae, realizou cerimônia para marcar a adesão ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. O evento foi realizado na sede da Contag, em Brasília, como parte do VII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário, promovido pela Unicafes nos dias 25 e 26 de setembro.
O Ano Internacional da Agricultura Familiar tem como objetivo, dar destaque a uma das atividades mais vitais para o desenvolvimento da sociedade: a produção de alimentos e trabalho na terra. De acordo com indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar já é responsável por 70% do fornecimento de cerca de 70% dos produtos da cesta básica dos brasileiros.
Fonte: Fundação Banco do Brasil
[+] Clique para BAIXAR: Estratégia_de_Acesso_a_Mercados_para_Agricultura_F(...).pdf