A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Rio Grande do Sul celebrou, nesta segunda-feira (26), 15 anos de sua constituição. Neste período, foram muitas as conquistas e avanços que estão fortalecendo cada vez mais o cooperativismo no Estado.
A Unicafes Rio Grande do Sul representa, articula, fomenta e presta serviços para as cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, sendo que muitas ações externas da Instituição se transformaram em leis ou programas. Conforme o presidente Gervásio Plucinski, destacam-se o Programa Gaúcho de Revitalização das Cooperativas, que destinou linhas de financiamento para capital de giro e investimento; o Programa Energia Limpa, que concedeu isenção de imposto às cooperativas na aquisição de equipamentos; o Programa de Acompanhamento à Gestão, que orientou às cooperativas na aplicação dos recursos, além do Programa de Extensão Cooperativa, responsável pela constituição de sete equipes de trabalho no Estado, a fim de auxiliar cooperativas de produção.
Conforme Plucinski, são muitos os desafios que a Unicafes Rio Grande do Sul tem pela frente, como avançar no marco legal em nível nacional e estadual; melhorar questões tributárias e fiscais; fortalecer a intercooperação; ampliar o acesso das cooperativas aos recursos financeiros do BNDES e demais bancos públicos e políticas públicas, bem como avançar no aperfeiçoamento da gestão das cooperativas.
“Ninguém vai fazer por nós. Precisamos assumir o protagonismo. As cooperativas precisam dialogar com as necessidades das pessoas e avaliar se não precisamos construir, talvez, novos caminhos ou novos modelos produtivos”, ressalta.
Texto e foto: Daiane Benso/ Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Unicafes Rio Grande do Sul