Os representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Eliana Haberkon, Denis Herbel e Nora Ourabah, estiveram em uma reunião promovida pela Unicafes Nacional na manhã de ontem (24) no auditório do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O principal objetivo do encontro, mediado pelo presidente da Unicafes, Luiz Possamai, foi compartilhar conhecimentos sobre a Agricultura Familiar e o Cooperativismo brasileiro.
Estiverem presentes Caio França (MDA), Paulo Singer (SENAES), Alberto Broch (CONTAG), Arildo Mota (Unisol), Lázaro de Sousa (FETRAF), Gisele Obara (TRIAS), Francisco Dal'Chiavon (Concrab), dentre outros. "A Agricultura Familiar é o modo dominante de agricultura do mundo, em termos de famílias envolvidas, de áreas cultivadas e de produção. Mas, muitas vezes, as famílias são marginalizadas, excluídas dos mercados, das decisões políticas e esta agricultura é deixada de lado. Portanto, a solução mais eficaz para ter acesso aos insumos, aos mercados, é a cooperativa", afirmou Denis Herbel.
O presidente da Unicafes ressalta que a vinda da FAO ao Brasil é de fundamental importância para dar credibilidade ao trabalho das cooperativas nacionais. "Seguramente, esta parceria com a FAO vai nos levar a outros países no mundo, principalmente na África e na América Latina. E eles esperam que o nosso cooperativismo sirva de espelho para outros países", garante Possamai. Ainda ontem, durante o período da tarde, aconteceu outra reunião entre FAO e Unicafes, onde foi apresentado mais detalhadamente o trabalho feito pela instituição brasileira em vários estados do país. Atualmente, a Unicafes está articulada em 20 estados brasileiros.
Conhecendo cooperativas filiadas à Unicafes
O grupo da FAO irá se dividir para conhecer exemplos do cooperativismo solidário implementado pela Unicafes. Na quarta-feira (26), Eliana Haberkon irá ao Paraná, enquanto Denis Herbel e Nora Ourabah estarão em Minas Gerais. Eles retornam à Brasília na sexta-feira (28) para participar da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária.