A presidente da Unicafes Mato Grosso, Terezinha Rios Pedrosa, de 56 anos, e o marido Aloísio da Silva Lara foram assassinados a tiros, no sítio em que residiam no município de Nossa Senhora do Livramento. Os corpos foram encontrados na tarde desta quinta-feira, 7, por um dos filhos que não conseguiu contato com os pais.
De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram encontradas na área aberta da propriedade rural, que servia como cozinha. Os autores do crime transformaram o local em um cenário terrível. Mataram porcos, galinhas e vacas desapareceram. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou as investigações e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá.
Tereza Rios: mulher incansável na luta pelos direitos sociais, na luta pela terra e em defesa da Agricultura Familiar.
Terezinha Rios era presidente da Unicafes de Mato Grosso.
Terezinha era conhecida por atuar em defesa dos pequenos agricultores da região, sendo ela própria agricultora e chegou a se destacar como vereadora da cidade. Foi secretária municipal de agricultura e secretária de mulheres da Fetagri - MT. Foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Nas eleições de 2016, disputou como vice-prefeita em Nossa Senhora do Livramento.
Participou da elaboração e construção da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, através da sua atuação no Colegiado Territorial da Baixada Cuiabana, onde também ajudou a criar a Central das Cooperativas (COOPCENTRAL) para apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Foi membro do CEDRS, representando a Rede de Colegiados Territoriais e a UNICAFES. Era integrante do Coletivo Agrário do PT-MT e atualmente estava na presidência da COOPERLIVRE e da UNICAFES-MT(União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) de Mato Grosso.
Teresa participou de vários congressos sobre Agricultura Familiar representando Mato Grosso em outros países, levantava a bandeira dos pequenos produtores e o empoderamento da mulher rural há mais de 20 anos. Era conselheira ativa do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável vinculado a Seaf e feirante na Central de Comercialização da Agricultura Familiar José Carlos Guimarães.
Nota de pesar Unicafes
A Unicafes Nacional torna pública a indignação pela perda dos companheiros Terezinha e Aloísio que tiveram suas vidas interrompidas. Terezinha dedicou sua vida por justiça e paz no campo, pelo fortalecimento e em defesa da Agricultura Familiar. Aloísio, companheiro, esposo agricultor foi um grande apoiador das lutas e sempre esteve ao lado da mulher.
“Terezinha foi uma guerreira e sempre defendeu os direitos dos povos tradicionais e a comunidade que ela pertencia. Nós precisamos além de nos sensibilizar, fazer com que a luta dela continue em cada um de nós, em cada um dos nossos lideres que defendem a classe trabalhadora. Iremos conversar com as demais entidades para mobilizar a comissão de direitos humanos da Câmara de Deputados, pressionar os órgãos de justiça para que os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis sejam punidos”, afirmou o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.
O atual contexto político do país tem permitido que atitudes desta natureza se multipliquem em regiões onde os conflitos agrários são recorrentes. A sensação de impunidade, bem como as brechas legais arrastam processos por décadas fazendo com que os mandantes de tais crimes não sejam punidos. Enquanto isso, muitas lideranças que estão à frente de organizações lutando pelos direitos sociais sofrem constantes ameaças e muitas delas acabam se concretizando com atos de covardia e violência.
A Unicafes confia na justiça brasileira e acredita que os responsáveis pelo crime serão punidos. No entanto, enquanto não houver punição é necessário ter coragem de continuar neste caminho, lutando e não se calando. “Seguiremos na luta enfrentada pela nossa companheira Terezinha e não recuaremos em nada na construção dos direitos e na justiça para todos os brasileiros.”, finalizou o presidente da Unicafes.
“Não existe partida para aquele que permaneceram eternamente em nossos corações”
Governo de MT
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf/MT) divulgou nota de pesar pelo brutal assassinato de Terezinha, na qual a classificou como militante histórica da agricultura familiar do Estado. O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários-Seaf MT, lamentou e repudiou profundamente o assassinato da militante histórica da Agricultura Familiar do Estado, Teresinha Rios Pedroza, em seu sítio em Nossa Senhora do Livramento.
Fonte: Redação Só Notícias e Gazeta Digital e Assessoria de Imprensa/Unicafes