Representando a Unicafes Nacional, o assessor de Comercialização, Marcos Gomes, participou de 04 a 07 de junho, em Tena, no Equador, do Simpósio Internacional “Cacau inclusivo em frente às mudanças climáticas”.
O objetivo foi criar um espaço para compartilhar os avanços técnicos e as lições aprendidas em termos de produção sustentável, a relação entre gênero, juventude e ação climática em pequenas organizações de produtores de cacau nas Américas Central e do Sul, e garantir que as abordagens de gênero, geração e mudança climática sejam suficientemente integradas às ações de cada organização de produtores.
A delegação brasileira apresentou os painéis: “Experiências de produção e comercialização de produtos locais no Norte e Nordeste do Brasil”, e “A inclusão do enfoque de gênero e geral nos planos de trabalho das organizações”, realizado pela Unicafes Nacional, Unicafes Rondônia, Coapernape e Coopessba. Participaram Márcio Ferreira e Rosimar Araújo, da Coapernape e Unicafes Rondônia, bem como, Carine Assunção, da Coopessba.
O evento contou com a participação de representantes de organizações de produtores do Equador, Peru, Brasil e América Central, representantes de organizações não governamentais, órgãos governamentais e outros atores que enriqueceram o simpósio, compartilhando suas experiências relacionadas ao desenvolvimento agrícola e à sustentabilidade.
Entre as atividades, foi realizado uma viagem de campo para entender a importância do sistema chakra no ecossistema e o papel das mulheres. Além disso, como a economia circular funciona com os produtos chakra e o valor agregado e a lucratividade do chakra (pesquisa do Iniap Eeca).
Também visitaram o Centro de Bioconhecimento Kallari, onde são processados os produtos de chakra como a baunilha e a guayusa produzidas pelos membros da associação. Por fim, conheceram o Centro de Coleta de Cacau da Kallari, destacando seu processo de fermentação e a rastreabilidade dos grãos de cacau. Essa experiência inspirou as organizações a replicar esses procedimentos e aprimorar seu sistema de produção.
Saiba mais
A Trias implementa o Programa para o Empoderamento Profissional das Organizações Camponesas (Sepop), financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e cofinanciado pelo Departamento de Cooperação Internacional (DGD) do governo belga e, como parte desse programa, foi criado o Simpósio Internacional “Cacau inclusivo em frente às Mudanças climáticas”, em parceria com o Iniap e o Ikiam do Equador.
Informações e fotos: Trias Brasil