Encerrou na manhã desta terça-feira (28), na Casa de Formação, em Francisco Beltrão, o quinto e último módulo “Os Instrumentos Contábeis e Financeiros para Gestão”, do Projeto de Formação, realizado pela Unicafes PR em parceria com o Instituto Emater.

O curso, que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, contou com palestras sobre contabilidade gerencial, gestão das organizações, marcos legais e mecanismos de comercialização para a agricultura familiar.

O encontro finalizou o “Projeto de Formação em Gestão de Cooperativas”, que se executou ao longo de 2012 e 2013, visando capacitar dirigentes das cooperativas de produção e comercialização da agricultura familiar da região sudoeste do Paraná.

O projeto contemplou a realização de cinco áreas de formação nos eixos de Gestão Política do Cooperativismo, Gestão de Mercados da Agricultura Familiar, Gestão de Relações com o Quadro Social, Gestão de Cadeias Produtivas e, desta vez, Os Instrumentos Contábeis e Financeiros para Gestão.

Para encerrar o evento, compuseram a mesa o diretor secretário da Unicafes PR, Luiz Tomacheski, Valdecir Nadal (Coopernorpi), Celso Riberio (Sisclaf), Itamar Schuck (Cenater PR), Ivo Vial (Coopafi Central), os gerentes regionais da Emater, Luis Francisco Lovato (Pato Branco) e Orley Lopes (Francisco Beltrão), o gerente estadual da Emater, Sergio Aufinger e o diretor técnico da Emater, Natalino Avance de Souza.

Segundo Luiz Tomacheski (Unicafes PR), “as organizações precisam se aproximar e planejar as ações juntas para uma agricultura familiar com sustentabilidade” e lembrou da parceria Unicafes com o MDA, no Programa Mais Gestão, para melhorar a autogestão das cooperativas.

Na avaliação de Natalino Avance de Souza (Emater), o projeto é uma parceria histórica. “É uma quebra de paradigmas e soma de competências. Um esforço que permitiu a capacitação de centenas de dirigentes”, disse Natalino, destacando a necessidade da integração entre as entidades. “O número de agricultores é muito superior a capacidade de produção. O conhecimento necessário não cabe mais dentro de uma única instituição”, finalizou Souza.

 

Ao final do dia, o grupo gestor do projeto esteve reunido na sede da Unicafes PR para realizar a avaliação dos cursos do projeto e discutir a continuidade da parceria na execução de programas de ater e gestão para as cooperativas.