Durante os dias 11 e 12 de setembro, no Mercado Público de Curitibanos (SC), as lideranças que compõem a direção do Sistema Unicafes Santa Catarina, exercício 2024 -2027 (Federação e Associação), se reuniram com o objetivo de detalhar o planejamento estratégico da entidade.
Durante a atividade foi realizado o resgate da síntese do Planejamento 2023, sua atualização e definido o Papel Estratégico da Federação e da associação Unicafes. No detalhamento definiu-se também as ações estratégicas, que deverão ser executadas em todo o mandato da direção, de longo, médio e curto prazo.
Deliberou-se se pelos Eixos Norteadores: 1. - Organização Política: (expansão, consolidação; 2. - Ação Formativa: formação permanente (Técnico, Político, Administrativo); 3. - Representação: a quem representar e porquê e 4. - Econômico: (Sustentação das entidades, comercialização no sistema de cooperativa).
Segundo a presidente do sistema Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin: “Identificar as demandas e definir as ações prioritárias a serem trabalhadas enquanto Unicafes e suas cooperativas é fundamental para se saber pra onde iremos e melhorar nossa organização e atuação.”
A Unicafes SC conta com 68 Cooperativas filiadas, dos ramos do Crédito, Agropecuário, Produção e Comercialização, Ater, Serviços e Energia Renováveis.
Evento destaca a importância da economia popular e solidária
No dia 13 de setembro ocorreu a 1ª Conferência Regional da Economia Solidária do Alto Vale do Itajaí. O principal objetivo do evento foi promover reflexões sobre a realidade local, levando em conta os contextos socioambiental, cultural, político e econômico que influenciam diretamente a vida das pessoas envolvidas na economia popular e solidária. O encontro contou com a participação de dois palestrantes de destaque: o diretor de Parcerias e Fomentos do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernando Zamban, e o diretor-financeiro da Unicafes-SC, Genês da Fonseca. Ambos trouxeram contribuições para as discussões sobre o fortalecimento da economia popular e solidária no cenário regional e nacional.