A secretária de Mulheres da Unicafes, Sandra Nespolo Bergamin, participou na segunda-feira, 05/06, em Brasília (DF), do painel de abertura “Bioeconomia, SUS, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar Agroecológica: conjuntura, desafios e perspectivas”, promovido pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A aula inaugural marcou o lançamento do curso "Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”, oferecido em parceria pela Fiocruz Brasília e a Contag. O objetivo é qualificar agricultores familiares, pequenos produtores rurais, lideranças e assessorias técnicas ligadas às organizações da agricultura familiar, para atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF) no âmbito da assistência farmacêutica, com ênfase no cultivo e no extrativismo sustentável contribuindo para a implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso de quatro módulos, será realizado em duas etapas. Na primeira, de 05 a 09/06/2023 será trabalhada a temática “AS PLANTAS MEDICINAIS E O SUS”. Na sequência o tema abordado será “AS PLANTAS MEDICINAIS E A AGROECOLOGIA”.
Sandra destaca que a Unicafes surgiu da resistência e que a Secretaria de Mulheres trabalha essas ações, importantes não somente para o processo organizacional, mas para a vida das pessoas. “Temos a compreensão que a saúde alternativa é um instrumento social. Por isso, a necessidade de aproximar o processo da política pública para estruturar e institucionalizar esse trabalho das plantas medicinais. Nossa organização através deste curso buscará estruturar esse trabalho organizativo tão importante e presente na vida das mulheres”, ressalta.
Informações: Fiocruz Brasília
Fotos: Divulgação