O Seminário Bumba Meu BIO, promovido pela Unicafes Alagoas reuniu as principais lideranças do segmento do biodiesel, discutiu a participação da agricultura familiar das regiões Norte, Nordeste e Semiárido na política nacional de biocombustíveis, por meio do Selo Biocombustível Social.
No segundo e último dia, iniciou com a Mesa de Trabalho de novas perspectivas para o selo biocombustível social e debateu a relação das indústrias de Biodiesel e o SBS em Conformidade com o ESG.
Logo após, houve a Atividade de Discussão, onde o grupo 1 elaborou estratégia e propostas de Como o Selo Biocombustível Social pode ser melhor integrado com outras políticas públicas para maximizar os benefícios para os agricultores familiares e para o setor de biodiesel como um todo. O segundo grupo debateu sobre Como as indústrias de biodiesel podem demonstrar mais efetivamente seu compromisso com os princípios do ESG através da conformidade com o Selo Biocombustível Social. Já o terceiro e último grupo discutiu sobre Quais são os principais desafios enfrentados pelos agricultores familiares na obtenção do Selo Biocombustível Social e como esses desafios podem ser superados por meio de políticas públicas e práticas empresariais em conformidade com o ESG.
Com a apresentação dos GT’s, a mesa de enceramento fez a leitura da carta de Maceió, com as propostas de fortalecimento da participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e o Selo Biocombustível Social (SBS) destinada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Fotos e texto: André Menezes/Unicafes Sergipe