O projeto Tecendo Redes, Saberes e Quintais Produtivos: Fortalecimento da Organização Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Região Centro-Oeste deu mais um importante passo. Na segunda-feira (16), foram entregues 14 kits de estruturação e ampliação do Programa-Lote Centro-Oeste, que beneficiará 14 mulheres do Distrito Federal.
Ao todo, os Quintais Produtivos, que tem o objetivo de fomentar a autonomia econômica e a articulação em rede das mulheres trabalhadoras rurais dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, beneficiará, através da implantação, estruturação e ampliação, 56 quintais produtivos em diferentes formatos e arranjos espaciais, observando os pressupostos da agroecologia, do feminismo e da sociobiodiversidade.
O projeto integra o Programa Quintais Produtivos para Mulheres Rurais, promovido pela Subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e executado pela Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional.
Estão envolvidas no projeto mulheres agricultoras, produtoras de alimentos saudáveis e diversificados, trabalhadoras rurais, agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, extrativistas, camponesas, indígenas, negras, pescadoras, ribeirinhas, mulheres cooperativadas e que integram sindicatos rurais. Parte delas já possui experiência de comercialização em feiras, cadeias curtas e políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Cada mulher contemplada receberá investimentos para sua propriedade, bem como, cursos de formação e capacitação. Indiretamente pretende-se envolver 280 pessoas. Para esse quantitativo estão sendo consideradas as famílias camponesas, as organizações cooperativas e associações, da qual essas mulheres participam, e a população consumidora em geral que terão acesso a produção diversificada e saudável.