O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou no Dário Oficial da União (DOU) do último dia 24 de março a Portaria 373, que institui o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CadSol).
Resultado de um amplo e longo debate dentro do movimento de Economia Solidária, o CadSol pretende reconhecer a identidade dos empreendimentos econômicos solidários (EES) e facilitar o acesso dos mesmos às políticas públicas, inclusive para os grupos não formalizados.
A identidade e a publicidade dada aos EES permitirá o acesso às demais políticas públicas nacionais de financiamento, crédito, aquisição e comercialização de produtos e serviços, entre outras ações.
A instituição do Cadsol integra ainda o processo de implantação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS), responsável por fornecer um selo que será utilizado nos produtos oriundos de empreendimentos solidários com certificação.
NOVOS EMPREENDIMENTOS
O Cadastro já começa contando com uma base de 19.847 EES identificados pelo Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES).
O próximo passo é a publicação do Manual de Orientações, que regulamentará o procedimento da entrada de novos empreendimentos no CadSol.
Nos próximos meses este documento será lançado e começará a mobilização dos novos empreendimentos.
Mas é importante ficar muito atento a um detalhe: os empreendimentos já validados na base de dados do SIES até a data da portaria são considerados automaticamente cadastrados no CadSol, mas sua condição de permanência do cadastro deverá ocorrer de acordo com o disposto nesta Portaria e no Manual de Orientações do Cadastro.
[+] OUTRAS INFORMAÇÕES:Acesso ao conteúdo da Portaria:
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=96&data=24/03/2014