A Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq), de Alagoas, reuniu no dia 31 de agosto, os agricultores cooperados e produtores de coco da região, para abordar temas como: técnicas de plantio para favorecer a cultura do coco e identificação e controle de pragas e doenças.
O evento realizado pelo setor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) faz parte do Projeto Coqueirais; criado para incentivar a plantação de coco, por meio de doação sustentável de cerca de 15 mil mudas, aos agricultores da região. Possibilitando maior geração de renda, sustentabilidade do plantio no sequestro de carbono, em aproximadamente 113 toneladas. Tudo isso a partir da cultura do Coco Nucifera, - feito a partir de mudas híbridas de alto padrão genético.
O momento contou em sua programação com uma visita ao campo, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar apresentando aos participantes a nova variedade de coqueiros que está sendo trabalhada por meio do Projeto, explicando suas características e os motivos pelos quais optaram em aderi-la.
Além de agricultores e produtores, o Dia no Campo teve a presença de autoridades políticas da região Norte, bem como secretários de agricultura, de municípios circunvizinhos.
Para o presidente de Coopaq, Romullo Dantas: "Projeto Coqueirais é importante não somente para a agricultura famílias, mas para os municípios como um todo, pois atende a todos os setores, sendo um potencial gerador de emprego e renda", afirmou.
Texto e fotos: Ascom Coopaq