Com resiliência e coragem, Rosilene de Oliveira Silva, 52 anos, de Upanema, Rio Grande do Norte, quebrou tabus relacionados ao machismo e dia após dia trabalha pela inclusão e o empoderamento das mulheres nos espaços do cooperativismo da Agricultura Familiar.
Cooperada da Cooperativa de Comercialização Solidária Xique Xique (Cooperxique), semanalmente ela vende em feiras produtos como coentro, alface, acerola, limão, entre outros, e por meio deste trabalho tem a oportunidade de alimentar famílias e mostrar à comunidade as delícias que produz em seu quintal.
Mesmo em meio a algumas dificuldades, como escassez de água, Rosilene buscou por formações, intercâmbios e programas de assistência técnica para melhorar sua produção, e consequentemente lhe auxiliar financeiramente. “Tenho em mim o sentimento de superação e orgulho de ser mulher, pois mesmo com o preconceito bastante visível nunca baixei a cabeça para os desafios. Nós, mulheres, somos capazes de fazer a diferença na sociedade”, ressalta.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal