Representantes da Secretaria de Mulheres da Unicafes participaram de intensa agenda de atividades entre os dias 11 e 15 de setembro em regiões distintas do Brasil.
Alagoas
A educadora Ana Trajano, de Pernambuco, participou da Oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias em Maceió, que contou com o secretário da Senaes, Gilberto Carvalho.
Foram apresentados os modelos de estruturas tradicionais de crédito e como podem se somar às experiências do sistema solidário, como o Banco Comunitário É Da Gente, no qual a população pode acessar crédito com juros justos e o comércio recebe uma injeção financeira que antes não acontecia. O Banco investe em experiências de juventude, retirando os jovens de uma situação de miserabilidade e dando formação e um emprego, qualidade de vida e perspectivas futuras.
A oficina também propiciou conhecerem experiências de outros bancos comunitários do Estado do Sergipe e do Rio de Janeiro, além da experiência da ABCRED e do COGEFUR, que são sistemas que reúnem experiências de Finanças solidárias no Brasil. Visitaram o Banco de Desenvolvimento Comunitário É Da Gente, a Cooperativa Coopaíba e a EDG Alecoons - associação de jovens recicladores que fazem um trabalho de coleta do óleo descartado pela comunidade e transformam em material de limpeza para entregar à população.
Por fim, foram criados os seguintes Grupos de Trabalho:
Brasília
A educadora do Paraná, Angélica Servegnini, representou a Secretaria de Mulheres em atividades em Brasília. Participou do curso final de “Bioeconomia, SUS, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar Agroecológica: conjuntura, desafios e perspectivas”, promovido pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) e a Contag, momento que apresentou experiência de cooperativa do Sudoeste do Paraná.
Além disso, esteve junto ao lançamento e de discussões sobre o Edital de Quintais Produtivos, que tem como propósito fortalecer a produção familiar por meio do acesso das mulheres à insumos, equipamentos e utensílios para estruturação e manejo de quintais e apoiar a troca de saberes, o trabalho coletivo e a cooperação entre as mulheres.
Angélica também participou da Marcha das Mulheres Indígenas e da avaliação da Marcha das Margaridas
Pará
A secretária de Mulheres, Sandra Nespolo Bergamin, conheceu a realidade de mulheres das cooperativas Acosper e Coofam, e dialogou com o Fórum de Economia Solidária do Baixo Amazonas, região Noroeste do Pará, entrecortada pelos rios Amazonas e Tapajós e pelas rodovias BR-163 e PA-254 e PA-419. Conforme Sandra, as mulheres da Acosper são agricultoras familiares, ribeirinhas, que vivem do extrativismo, com estrutura e projetos que possibilitam uma participação mais ativa.
“Realizamos o trabalho das Soluções de Mulheres nas duas cooperativas, na qual definiram pela criação da Secretaria de Mulheres e constituíram o Coletivo de Mulheres. Na Coafam o próximo edital da alimentação escolar será incluído as mulheres e será criado o núcleo da Unicafes no Baixo Amazonas”, contou.
Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes – Com informações da Secretaria de Mulheres
Fotos: Divulgação